O início da vacinação no Brasil e os acenos políticos para 2022

Legenda: Doria, governador de São Paulo, inicia a vacinação no Brasil
Foto: AFP

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), não perdeu tempo e vacinou a primeira pessoa no Brasil contra a covid-19. O episódio ocorreu ainda neste domingo (17), minutos depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial do imunizante no País.

Após a aplicação da primeira dose na enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, em São Paulo, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em pronunciamento, ironizou o ato protagonizado pelo tucano, que é atualmente adversário político do presidente Jair Bolsonaro. 

Segundo ele, em sem citar o governador de São Paulo, o ato foi uma “jogada de marketing”. "O nosso único objetivo tem que ser salvar mais vidas e não fazer propaganda", declarou.

O episódio, histórico, traz uma série de ingredientes do campo político com vistas para 2022.

O Governo Federal trabalhava a hipótese de realizar um evento de início da imunização, em Brasília. Doria, no entanto, acabou tirando o foco do Palácio do Planalto na condução do início da vacinação no País. Uma queda de braço pelo protagonismo político em meio a um cenário que pede urgência na saúde.

Não é segredo para ninguém o desejo de Doria concorrer à presidência da República daqui a dois anos. Aliado de Bolsonaro em 2018, o governador tucano, agora, busca liderar uma oposição eleitoral ao presidente para a disputa de logo mais.