Janaína Farias assume mandato no Senado em abril; Augusta Brito se licencia

Janaína Farias (PT) e Augusta Brito (PT) são as duas suplentes de Camilo Santana (PT) no Senado

Legenda: A suplente de senadora é braço direito do ministro Camilo Santana no MEC
Foto: Reprodução/Instagram

A suplente Janaína Farias (PT) vai assumir o mandato de senadora da Republica pelo Ceará a partir do mês de abril no lugar da senadora Augusta Brito (PT). A informação foi confirmada à coluna pela petista.

A expectativa é que ela fique no cargo por 120 dias. Janaína é pré-candidata à prefeitura de Crateús e deve dedicar as próximas ações ao município. 

"Vou defender a pauta da educação. Com um ano e meio no MEC, a gente percebe a importância dessa pauta e do diálogo entre o MEC e o Congresso Nacional. A gente quer poder ajudar a construir nesse diálogo", disse. 

Entre as pautas, Janaína cita a provação do PL do novo ensino médio, o plano nacional de educação e o sistema nacional de educação.

Janaína é uma das pessoas de confiança do ministro Camilo Santana. Ocupou o cargo de secretária especial durante toda a gestão do petista no Palácio da Abolição - de 2015 a abril de 2022 e hoje atua como Secretária Nacional de Gestão, Inovação e Avaliação do MEC. 

Suplência

No caso da Janaína ser eleita prefeita, a suplência de Camilo Santana (PT) fica exclusiva para Augusta Brito, que assumiu o mandato desde o início do ano passado com a indicação do ex-governador para o Ministério da Educação (MEC) do governo Lula.



Assuntos Relacionados