O deputado federal André Fernandes (PL) quebrou o microfone de um dos púlpitos da Câmara dos Deputados durante pronunciamento nesta terça-feira (21), em Brasília. O dano, naturalmente, será reparado com dinheiro público.
O episódio aconteceu quando o deputado criticava o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tribuna.
Nervoso, o parlamentar cearense se alterou e, ao fazer um movimento brusco no microfone, danificou o equipamento de som. O pronunciamento foi publicado pelo próprio André nas redes sociais dele.
Técnicos da Câmara foram acionados imediatamente para reparar o problema. Fica visível nas imagens que de fato o microfone foi partido ao meio. O púlpito acabou sendo isolado pela presidência da Câmara.
A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), que presidia a Casa no momento, reagiu ao descontrole do deputado do Ceará.
"Deputado, vossa excelência não tem o direito de estapear ou atuar de forma a prejudicar próprio da Casa. Estou aqui na presidência dessa mesa e deixarei registrado. E peço que registre o meu pronunciamento aqui contra o gesto do deputado que acabou empurrando violentamente o microfone na tribuna, não será tolerado", disse a petista. A parlamentar disse que pedirá "responsabilização" pelo ato.
Vídeo publicado pela parlamentar nas redes sociais mostra técnicos do parlamento tentando consertar o equipamento danificado.
Inadmissível que qualquer parlamentar utilize a tribuna e exerça violência contra o patrimônio da Câmara ao fazer uso da palavra. Presido os trabalhos e represento a casa na condição de 2ª Secretaria. Repreendi o deputado e pedirei responsabilização e restauro do bem danificado. pic.twitter.com/qfVdvDKlNZ
— Maria do Rosário (@mariadorosario) March 21, 2023
A coluna procurou a assessoria do deputado para comentar o caso e aguarda retorno.