Eurocopa: Espanha, Alemanha e Holanda agradam, enquanto França e Inglaterra decepcionam

Favoritas apresentam desempenhos diferentes após dois jogos na fase de Grupos

Após duas rodadas da Fase de Grupos da Eurocopa, três favoritas ao título mostraram um futebol condizente com as expectativas, enquanto duas delas decepcionaram.

Espanha, Alemanha e Holanda agradaram após duas rodadas, enquanto Inglaterra e França decepcionaram, com um futebol bem abaixo. Veja análise:

Alemanha

Os donos da casa conquistaram duas vitórias protocolares nas duas primeiras rodadas, vencendo Escócia (5x1) e Hungria (2x0). Mas o futebol apresentado foi de bom nível, com Tony Kroos liderando o meio campo com sua categoria, formando uma dupla espetacular com Gundogan, que assim como no Manchester City, tem chegado bem ao ataque e marcado gols.

Além deles, Musiala tem atuado muito bem e é um dos destaques da Alemanha. E lá atrás,  Neuer mostrou estar em grande forma, com grandes defesas.

Assim, os alemães, já classificados para a 2ª Fase, vem fortes na luta pelo tetra.

Espanha 

Outra seleção que busca o tetra da Euro e tem encantado é a Espanha. O time treinado por Luis de la Fuente joga o futebol mais bonito e coletivo da competição. Com precisa troca de passes, muita movimentação e um futebol envolvente, a 'Fúria', foi muito superior as fortes Croácia (3x0) e Itália (1x0, placar que poderia ter sido muito maior pelas chances criadas).

O time tem muitos talentos, com o volante Rodri - um dos melhores do mundo - dá dinâmica no meio campo com belos passes e ao lado de Pedri e Fabián Ruiz, formam o melhor meio campo da Euro. Na frente, todo talento da jóia de Lamine Yamal, deixam a 'Roja' como grande favorita ao título.

Holanda

A simpática seleção laranja faz uma Euro consistente e mostra qualidades. A vitória diante da Polônia foi segura, e a "Orange" foi melhor do que a França no jogo mais aguardado da fase de Grupos nesta sexta-feira. A Holanda poderia ter vencido, mas teve gol anulado de forma polêmica, ficando no 0x0. 

Van Dijk e Aké continuam como as referencias do time, consistentes na defesa, com Frimpong e Gakpo, sendo as melhores peças ofensivas. Mas o conjunto da equipe se sobressai, sendo um time leve e corajoso.

França

A França é uma das favoritas ao título por sua grande geração, mas não tem atuado bem. A vitória magra contra a Austria com gol contra e o empate sem gols com a Holanda mostram isso. Claro que Mbappé faz muita falta - ele quebrou o nariz e ficou no banco contra a Holanda - mas ofensivamente a equipe decepciona.

Marcus Thuram não está em grande nível, e desperdiça chances demais. Assim como Dembélé. Griezmann é o melhor, tenta criar alguma coisa, mas o time não tem rendido, nem quando Giroud é acionado.

Didier Deschamps é um grande técnico, tem uma grande geração e a equipe francesa precisa jogar mais. Quem sabe com o retorno de Mbappé para o jogo da 3ª rodada contra a Polônia.

Inglaterra

O English Team é uma decepção completa na Euro. O time de Gareth Southgate está sob muita pressão pela boa geração inglesa não apresentar um padrão tático e um futebol à altura dos seus jogadores. Na vitória sofrida contra a Sérvia por 1 a 0 na estreia, e um empate sofrível contra a Dinamarca por 1 a 1, o futebol foi pobre.

A equipe não tem jogo coletivo, os jogadores parecem presos em suas posições e não buscam jogadas entre eles. 

O trio de meio, com Foden, Saka, e Bellingham não funciona, com Harry Kane na referencia isolado.

Muito por Foden jogar como ponta esquerda e não se movimenta como no City de Guardiola, pelo qual foi o craque da Premier League. E Bellingham, volante no Real Madrid, não tem funcionado como meia armador.

Se o treinador inglês não mudar a forma de jogar e deixar a equipe 'engessada', a Seleção não terá vida longa na Euro.

Surpresas?

Fora do grupo das favoritas, algumas seleções despontam como surpresas pelo futebol apresentado: Romênia, Àustria e Turquia mostraram um futebol interessante e devem estar nas Oitavas de Final.