Estado vai investir R$ 250 milhões para viabilizar passe livre na RMF, diz Elmano

Passagem de ônibus gratuita começará a ser implantada até o fim do ano, confirma o governador

Legenda: Governador foi entrevistado nos veículos do Sistema Verdes Mares, nesta terça-feira (25)
Foto: Fabiane de Paula

O governador Elmano de Freitas afirmou a esta Coluna que o Estado projeta o montante de R$ 250 milhões para bancar o Vai e Vem Livre, projeto que vai conceder transporte coletivo gratuito nas cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ele reiterou que a medida, uma promessa de campanha nas eleições de 2022, começará a ser implementada até o fim do ano.

Conforme o mandatário, o programa estadual rodará em um molde diferente do de Caucaia, por exemplo, em que todos os passageiros transitam gratuitamente. A ideia, diz Elmano, é garantir gratuidade para o público que realmente precisa. Trabalhadores que recebem vale-transporte de empresas, por exemplo, não seriam contemplados. O objetivo é evitar uma pressão ainda maior sobre o sistema de transporte e os cofres públicos.

Veja também

Outro ponto de ajuste diz respeito à adequação da frota. A expectativa é que a utilização do transporte público na RMF cresça substancialmente com o Vai e Vem Livre e, para evitar choques de demanda, é necessário reforçar o número de ônibus.

O Governo também trabalha em algumas definições de tecnologia e equipamentos para viabilizar o programa.

"Estamos negociando com o Sindiônibus e com o transporte complementar, porque hoje, por exemplo, o transporte complementar não tem máquina para passar cartão. E estamos fazendo os estudos para adequação do tamanho da frota em relação ao aumento do número de passageiros que teremos", detalha o governador.



Assuntos Relacionados