Neste Dia do Consumidor, o Procon Fortaleza divulgou um ranking com as empresas que receberam o maior número de reclamações dos clientes em 2021.
A Cagece ocupa a primeira colocação, acumulando 263 queixas fundamentadas. Em segundo lugar, aparece a Enel, somando 153 reclamações. O top 3 é completado pela Samsung (56 reclamações).
As cobranças indevidas representam mais da metade dos registros dos consumidores no Procon.
Ranking de reclamações
- Cagece: 263 reclamações
- Enel Distribuição Ceará: 153
- Samsung: 56
- Caixa Econômica Federal: 48
- Bradesco: 46
- Banco BMG: 43
- Oi S.A: 40
- Via Varejo - Casas Bahia / Ponto Frio: 36
- Oi Móvel: 35
- Magazine Luiza: 32
- Banco Pan: 27
- Decolar: 27
- Embracon: 25
- B2 Care: 24
- Banco do Brasil: 22
- Itaú: 21
- Santander: 21
- Latam: 21
Considerando o número de reclamações fundamentadas, o Procon divulgou também o ranking das empresas que menos resolvem pendências dos consumidores nas audiências de conciliação.
São elas, por ordem de não resolutividade: Embracon Consórcios (92% não resolvidas); Banco do Brasil (86,36%); Banco Pan (85,18%); Ana Maria de Sousa ME - assistência técnica Samsung (73,07%); Santander (71,42%); Latam Airlines (71,42%); Itaucard (66,66%); B2 Care Serviços Tecnológicos de assistência técnica (66,66%); Samsung (64,28%) e Caixa Econômica Federal (62,50%).
A diretora do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, determinou o julgamento de processos das empresas que menos resolvem os problemas dos consumidores.
"Faremos, inicialmente, o julgamento de 25% das reclamações não atendidas pelas empresas. Esta é uma forma de alertar e educar as empresas para que evitem reincidir nas infrações ao direito do consumidor".