São Paulo - Na Black Friday 2023, cujas vendas deverão ser mais fortes do que no ano passado, os nordestinos estão mais propensos a comprar. O otimismo é reflexo do contexto econômico, com os juros em queda e a melhora na confiança dos consumidores.
Segundo pesquisa do Google, encomendada à Offerwise - que ouviu 1.800 pessoas das classes A, B e C - sete em cada nordestinos acreditam que a própria situação financeira vai melhorar até o fim do ano. O dado indica uma tendência de maior apetite por compras na data promocional de novembro.
Os produtos que os nordestinos mais desejam adquirir na Black Friday deste ano são roupas e acessórios, citados por quase metade das pessoas. A lista de itens, no entanto, é extensa e diversa, indo de alimentos a celulares.
As categorias mais desejadas pelos nordestinos (intenção de compra)
- Roupas e acessórios: 48%
- Calçados: 41%
- Eletrodomésticos: 39%
- Celulares: 37%
- Eletroportáteis: 34%
- Roupas e calçados esportivos: 31%
- Perfumes: 30%
- Beleza/Cuidados pessoais: 30%
- Computadores/Tablets: 29%
- Móveis: 26%
- Decoração: 24%
- Alimentos: 23%
- TV: 21%
Fraldas e produtos para bebês registraram uma alta de 20 pontos percentuais na intenção de compra entre os consumidores do Nordeste, o maior crescimento entre todas as categorias. No sentido oposto, o interesse reduziu para games, bebidas e artigos para pets.
*O jornalista viajou a convite do Google