Vitória simples que valeu milhões

As coisas foram acontecendo de forma tão natural que os três pontos vieram sem grandes esforços

Legenda: Fortaleza está vivo na Copa do Brasil, enfrentará o São Paulo nas quartas de finais, mas não deve receber público por uma igualdade de protocolo
Foto: Thiago Gadelha

Há muito eu não via o Fortaleza tão à vontade como vi na vitória de ontem sobre o CRB. Parecia até que o anfitrião tinha certeza de uma missão impossível e que o Fortaleza tinha certeza de sua possível missão. Assim as coisas foram acontecendo de forma tão natural que os três pontos vieram sem grandes esforços do Leão. Na fase inicial, alguns momentos de rispidez que resultaram em cartões amarelos para Diogo Torres e Ederson. Duas chances de gol para cada lado e a abertura do placar com Wellington Paulista (Fortaleza, 1 a 0). Na fase final, pouca coisa a acrescentar. O Leão mais burocrático, sem a intensidade que Vojvoda quer. Mas um Leão seguro na administração da vantagem. Notei um poupar de energias, certamente já de olho no Palmeiras sábado próximo. Na reta final, como que só para animar, Tinga mandou uma bola contra o travessão de sua própria equipe e Robson perdeu grande oportunidade para ampliar. No balanço dos dois jogos, o grande destaque foi Wellington Paulista. Dele os três gols nas duas vitórias. Aliás, ontem uma vitória tão simples como fazer baião de dois, mas que rendeu R$ 3.450.000,00. A Copa do Brasil é um maná para quem avança de fase. 

Campanha

Não obstante o número elevado de empates que o Ceará vem tendo, a campanha, no aspecto geral, está dentro dos objetivos do clube. O Ceará estabeleceu que a meta em 2021 é alcançar a Sul-Americana, fato que está acontecendo (7º colocado agora). E pode até ousar um pouco mais, chegando à faixa de pré-Libertadores. Tudo bem. Está no rumo. 

Melhor

Tudo bem que a campanha alvinegra está dentro do previsto, mas não custa nada trabalhar para evitar tantos empates. O Vozão poderia estar numa posição bem melhor. E tem demonstrado qualidade para isso. Houve empates inaceitáveis, máxime aquele diante do Cuiabá. Certas desatenções inadmissíveis para um time profissional. 

Saídas

Verdade que o Ceará deixou de contar com jogadores importantes, justo no momento em que mais eles poderiam contribuir. Cito, por exemplo, a saída de Saulo Mineiro. Quando ele se encontrou, atuando como centroavante, foi embora. Outro que saiu quando dava sinais de retomada foi Charles. A contusão de Luís Otávio também prejudicou muito. 

Advertência

O jogo do Ceará, domingo próximo, no Castelão, é do tipo incluído no rol de vitórias certas. Mas análise assim é subjetiva. Teoricamente, uma partida em casa, diante de um time médio, é sempre interpretada como de três pontos garantidos. Mas nem sempre é assim que acontece. Essas presunções, não raro, atrapalham.