Os melhores do Nordeste no Castelão

Legenda: Arena Castelão, palco de grandes jogos pela Copa do Nordeste
Foto: Thiago Gadelha

Não lembro se já houve jornada assim no Castelão, ou seja, no mesmo dia, com diferença de poucas horas, os melhores times do Nordeste numa única praça esportiva, o Castelão. Se a avaliação for pela campanha, o melhor é o Fortaleza. Depois, Ceará, Bahia e Vitória. Essa é a ordem estabelecida pelos números. Observe aí como houve uma reviravolta, se levada em conta a história de algum tempo atrás. Geralmente, a Bahia vinha em primeiro lugar, depois Pernambuco e, posteriormente, o Estado do Ceará. Os avanços dos times cearenses na correção de suas contas têm trazido segurança e repercutido em campo.

A possibilidade de contratações mais significativas é fruto de gestões que cuidam bem das finanças. Um time endividado carece de reforços por falta de verba para bancar a aquisição de atletas de melhor nível. Isso não quer dizer que haverá hoje dupla passagem cearense à fase final da Copa do Nordeste. As chances de Fortaleza e Ceará são boas, mas repousam nas observações teóricas. Quando a bola rolar, muita coisa inusitada poderá acontecer. Nas disputas entre equipes tradicionais, que formam os grandes clássicos nordestinos, a imprevisibilidade predomina.  

Equilíbrio 

Fortaleza e Bahia estão no mesmo patamar de prestígio, mas os números do Fortaleza são bem melhores. O Leão fez 17 pontos. O Bahia fez 13. O Fortaleza tem cinco vitórias. O Bahia tem quatro vitórias. O Fortaleza sofreu uma derrota. O Bahia sofreu três derrotas. O Fortaleza, no cômputo geral, foi bem melhor. 

Ataques 

No tocante aos gols marcados, o time do Bahia tem melhor aproveitamento: assinalou 16. O Fortaleza assinalou nove. Portanto, o Bahia tem sete gols a mais. Traduzindo: o ataque do visitante é mais positivo. Requer da defesa do Fortaleza maior atenção. Se bem que no jogo anterior entre os dois, o ataque do Bahia esteve mal.  

Nítida 

O Ceará tem melhor qualidade que o Vitória. É mais nítida a superioridade alvinegra. O Vozão tem 16 pontos; o Vitória, 13. O Ceará tem quatro vitórias; o Vitória, três. O Ceará está invicto. O Vitória tem uma derrota. O Vozão marcou 14 gols; o Vitória, 10. O Ceará tem mostrado mais consistência. É o favorito.  

Conclusão 

Numa competição assim, se a decisão fosse na base dos pontos corridos, o time melhor preparado teria maiores chances de classificação. Como, porém, a definição terá de ser resolvida numa única partida ou nos pênaltis, o time teoricamente inferior vê ampliadas as suas possibilidades de classificação.