O G-4 e a corrida pelo ouro

A diferença do Fortaleza para o líder Atlético-MG é de 14 pontos

Legenda: Quem pode chegar mais no Campeonato Brasileiro, mediante um sprint adredemente preparado?
Foto: Divulgação/Atlético Mineiro

Pouco a pouco, os recentes resultados vão mostrando quem pode chegar mais, mediante um sprint adredemente preparado. Aquele time que guarda reserva de energias para empregá-la na reta final, quando tudo se define na corrida do ouro. O Atlético-MG está cada vez mais, mais. Aplicou 3 a 1 no Ceará e aplicou 3 a 1 no Santos. Assinalou seis gols. Chegou aos 56 pontos. O Flamengo está cada vez mais, mais. Aplicou 3 a 0 no Fortaleza e aplicou 3 a 1 no Juventude. Assinalou seis gols. Chegou aos 45 pontos. O Flamengo terá sprint para alcançar o Atlético? Não sei.

É bom lembrar que o rubro-negro tem dois jogos a menos que o Atlético. Portanto, poderá chegar aos 51 pontos, caso vença seus dois compromissos atrasados. Aí ficará a cinco pontos do líder. Não me surpreenderei se o atual bicampeão brasileiro chegar lá nessa corrida pelo ouro. O Fortaleza, terceiro colocado, pode sonhar com o título? É muito difícil. Motivo simples: a diferença para o Atlético-MG é de 14 pontos. Além disso, o Fortaleza tem um jogo a mais que o time mineiro. O Bragantino tem situação parecida com a do Fortaleza, embora beneficiado por um jogo a menos. Pode passar do Leão, mas chegar ao Atlético é muito difícil.  

Complicou 

O Palmeiras, que esteve nas cabeças, tem perdido força. A derrota para o Bragantino (2 x 4) em pleno Allianz Parque abalou o Verdão. Abalo ampliado com o empate (1 x 1) diante do Bahia que está na zona de rebaixamento. No returno, o Verdão perdeu fôlego. A margem aberta pelo Atlético é folgada demais em relação ao Palmeiras. 

Adversários 

O Atlético-MG vai a Goiânia enfrentar o Atlético-GO (10º colocado). O time mineiro é favorito. O Flamengo, no Maracanã, recebe o Cuiabá (12º colocado). O Flamengo é favorito. O Fortaleza vai a Chapecó enfrentar a Chapecoense (20ª, lanterna). O Fortaleza é favorito. O Bragantino vem ao Castelão enfrentar o Ceará. Não há favorito.  

Surpresas 

Quando, no tópico anterior, citei os favoritos, não quis dizer nem digo que sejam os vitoriosos. Neste returno já houve resultados surpreendentes, fora de todos os prognósticos. O maior deles foi, por exemplo, o empate (2 x 2) do disparado líder Atlético-MG diante da Chapecoense (lanterna) na Arena Condá. Tem coisa mais estranha do que líder e lanterna igualados no placar? Pois foi assim. 

Lógica 

Tudo pode acontecer ainda nesta Série A 2021. Entretanto, a vantagem do Atlético-MG é muito significativa. É claro que o Flamengo, pela elevada qualidade que tem, pode chegar. Tudo bem. Mas, se a lógica prevalecer, o Atlético-MG deverá, por antecipação, carimbar o título. Dizem que futebol não tem lógica. Às vezes, tem.