Pouco a pouco, os recentes resultados vão mostrando quem pode chegar mais, mediante um sprint adredemente preparado. Aquele time que guarda reserva de energias para empregá-la na reta final, quando tudo se define na corrida do ouro. O Atlético-MG está cada vez mais, mais. Aplicou 3 a 1 no Ceará e aplicou 3 a 1 no Santos. Assinalou seis gols. Chegou aos 56 pontos. O Flamengo está cada vez mais, mais. Aplicou 3 a 0 no Fortaleza e aplicou 3 a 1 no Juventude. Assinalou seis gols. Chegou aos 45 pontos. O Flamengo terá sprint para alcançar o Atlético? Não sei.
É bom lembrar que o rubro-negro tem dois jogos a menos que o Atlético. Portanto, poderá chegar aos 51 pontos, caso vença seus dois compromissos atrasados. Aí ficará a cinco pontos do líder. Não me surpreenderei se o atual bicampeão brasileiro chegar lá nessa corrida pelo ouro. O Fortaleza, terceiro colocado, pode sonhar com o título? É muito difícil. Motivo simples: a diferença para o Atlético-MG é de 14 pontos. Além disso, o Fortaleza tem um jogo a mais que o time mineiro. O Bragantino tem situação parecida com a do Fortaleza, embora beneficiado por um jogo a menos. Pode passar do Leão, mas chegar ao Atlético é muito difícil.
O Palmeiras, que esteve nas cabeças, tem perdido força. A derrota para o Bragantino (2 x 4) em pleno Allianz Parque abalou o Verdão. Abalo ampliado com o empate (1 x 1) diante do Bahia que está na zona de rebaixamento. No returno, o Verdão perdeu fôlego. A margem aberta pelo Atlético é folgada demais em relação ao Palmeiras.
O Atlético-MG vai a Goiânia enfrentar o Atlético-GO (10º colocado). O time mineiro é favorito. O Flamengo, no Maracanã, recebe o Cuiabá (12º colocado). O Flamengo é favorito. O Fortaleza vai a Chapecó enfrentar a Chapecoense (20ª, lanterna). O Fortaleza é favorito. O Bragantino vem ao Castelão enfrentar o Ceará. Não há favorito.
Quando, no tópico anterior, citei os favoritos, não quis dizer nem digo que sejam os vitoriosos. Neste returno já houve resultados surpreendentes, fora de todos os prognósticos. O maior deles foi, por exemplo, o empate (2 x 2) do disparado líder Atlético-MG diante da Chapecoense (lanterna) na Arena Condá. Tem coisa mais estranha do que líder e lanterna igualados no placar? Pois foi assim.
Tudo pode acontecer ainda nesta Série A 2021. Entretanto, a vantagem do Atlético-MG é muito significativa. É claro que o Flamengo, pela elevada qualidade que tem, pode chegar. Tudo bem. Mas, se a lógica prevalecer, o Atlético-MG deverá, por antecipação, carimbar o título. Dizem que futebol não tem lógica. Às vezes, tem.