O Fortaleza e a dupla Fla-Flu

Quis o destino que, na sequência, após a significativa vitória do Leão sobre o Fluminense, viesse o Flamengo

Legenda: Depois do Fluminense, Flamengo é o próximo adversário do Fortaleza
Foto: Divulgação/Flamengo

Há alguns anos, ganhar desses dois gigantes do futebol carioca era tarefa muito difícil. Hoje, a situação mudou. Não raro, os times cearenses fazem a festa, ora no Castelão, ora no famoso Maracanã. No atual certame, o Flamengo, com razão, é tido e havido como favorito, já pela elevada qualidade do elenco que tem. Um time de formidável toque de bola e repertório variado. O Flamengo oscilou com Rogério Ceni, mas retomou o embalo nas mãos de Renato Gaúcho. É o Flamengo que hoje está aqui. Um Flamengo desfalcado, mas o Flamengo. Difícil. Perigoso.

O Fortaleza recuperou a confiança com a bela vitória na quarta-feira passada sobre o Fluminense em pleno Maracanã, justo no dia em que a torcida do Fluzão voltou ao estádio. Quis o destino que, na sequência, após a significativa vitória do Leão sobre o Fluminense, viesse o Flamengo. A dupla Fla/Flu no caminho do Fortaleza. O Fluminense foi derrotado. Dá para derrotar o Flamengo? No jogo de ida, no Maracanã, o Flamengo venceu (2 x 1), mas sofreu para segurar o resultado. Na época, o técnico do Flamengo era Rogério Ceni. Por pura coincidência, Isla, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gabigol, os desfalques de hoje, também não jogaram. 

Primeira derrota 

Foi para o Flamengo, no jogo de ida, a primeira derrota do técnico Juan Pablo Vojvoda à frente do Fortaleza. Na Série A, o Leão então estava invicto com três vitórias e dois empates nos cinco primeiros jogos. É bom frisar que o Fortaleza, no segundo tempo, foi melhor que o Flamengo, fato reconhecido pelos cariocas. Hoje as circunstâncias são diferentes. Hora de Vojvoda dar o troco. 

Vozão diante do Líder 

Na rodada passada, o Atlético, líder absoluto, agora com onze pontos de vantagem sobre o vice-líder Flamengo, empatou com o lanterna Chapecoense. Essas coisas acontecem. Tem o Ceará condições de ganhar do Atlético no Mineirão? É difícil, mas pode acontecer, sim. Gostei do Ceará no empate com o Internacional. Esbarrou nos erros de finalização e nas notáveis defesas de Daniel, do Inter. 

Vitória 

O Ceará, no turno, ganhou (2 x 1) do Atlético-MG no Castelão. Foi superior no primeiro tempo. O Atlético melhor na fase final. O gol da vitória do Ceará, marcado por Gabriel Lacerda, aconteceu já nos acréscimos, aos 49 minutos do segundo tempo. O técnico do Ceará ainda era Guto Ferreira. O Ceará ainda contava com Charles e Saulo Mineiro, que já deixaram o clube. 

Favorito 

Tipo do jogo no qual o anfitrião, o Atlético, conta com três pontos certos. Pesará sobre o Atlético a pressão para evitar novo tropeço, após apenas empatar com o lanterna. Quero acreditar que Tiago Nunes manterá a mesma formação inicial do empate com o Inter. Não custa nada uma certa prudência inicial. Mas será preciso ousar em determinados momentos.