Futebol: o Tapetão de volta para valer

Legenda: O Campeonato Cearense está no "tapetão" após decisões judiciais
Foto: Divulgação / FCF

Meus Deus, imaginei que o expediente do Tapetão havia sido esquecido. Imaginei que os homens do futebol saberiam trilhar o caminho da decência nas condutas esportivas; que nunca mais teríamos aqui a proclamação de quatro campeões, decisão que até hoje gera desconforto. De repente, de volta o Tapetão. De volta as liminares. De repente, sai do gramado para os embates jurídicos o que deveria ser decidido nas soberanas quatro linhas delimitadoras do campo. No lugar da emocionante magia dos gols, a sentença fria de um magistrado ou de um colegiado. No lugar dos festivos estádios, o cenário soturno dos tribunais com suas mesas e poltronas. Compreendo a apuração das denúncias de manipulação dos jogos. A desonestidade tem mesmo de ser punida sob os rigores da lei. Lamento que, apesar de há muito as denúncias do suborno praticado pelo Crato, só agora tenha havido a tomada de posição mais forte no âmbito da Justiça Desportiva. A demora fez nascer uma série de situações, onde interesses diversos poderão “melar” o Campeonato Cearense. Cada time, que se considerar prejudicado por uma decisão judicial, irá estrebuchar. Aí, haja tempo. Tomara que eu esteja enganado. 

 

Extinção 

 

Estes imbróglios decorrentes das supostas manipulações de resultados praticadas pelo Crato tendem a desqualificar mais ainda o já desprestigiado Campeonato Cearense. É notória a má vontade para com os certames estaduais. Há muito, correntes pregam a sua extinção. Estão sobrevivendo. Só Deus sabe como. 

 

Tamanho 

 

Agora, com o escândalo dos supostos subornos, mais vozes se levantarão contra os certames estaduais. E aí a culpa caberá aos próprios gestores, já pela negligência na investigação dos fatos irregulares. Tentaram levar com a barriga. Mas não é bem assim. Dessa forma, a cada ano, o Campeonato Cearense vai ficando menor. E agora de uma forma muito grave. 

 

Diálogo 

 

As posições antagônicas da FCF e do TJDF não podem nem devem descer para radicalizações. Isso em nada contribuirá para a solução do problema que já é extremamente grave. Nada melhor que o diálogo pacificador. O confronto só ampliará as dificuldades já existentes. Pior ainda se algum dirigente menos sensato buscar arrimo na Justiça Comum. 

 

Freezer 

 

Muitas questões no futebol cearense foram bater na Justiça Comum. E lá ficaram rolando anos a fio. Muitas prescreveram. As mais importantes, que envolviam a definição de títulos, foram resolvidas quando nem mais o torcedor lembrava de sua existência. Títulos ganhos no Tapetão são insossos porque sem volta olímpica, sem comemoração, sem taça, sem gols, sem hino. Um freezer.