Frango faz parte do cardápio

Confira coluna do comentarista Tom Barros desta terça-feira (13)

Legenda: Fernando Prass é o goleiro titular do Ceará na temporada de 2020
Foto: Thiago Gadelha / SVM

Guto Ferreira terá agora um tempo melhor para avaliar o grupo, que dá sinais de cansaço. A ausência de jogo no meio da semana ajudará. Erra quem chama isso de folga. O trabalho continuará, apenas sem o desgaste da partida que seria contra o São Paulo. Hora de conversa franca sobre as condições de cada um. Observo que Charles e Fernando Sobral estão no limite. Não sei onde estão indo buscar energias para segurar o Vozão, justo na faixa onde mais se exige combate e empenho físico: a meia-cancha. Hora de saber como não desestimular Clebão. Sua saída do time principal requer proteção psicológica. Nem todos estão preparados para irem à glória e ao insucesso sem comprometimento da estrutura emocional. Clebão é um jovem que tem valor. Cuidado para não queimarem esse atacante que ainda poderá dar muitas alegrias ao Ceará. Novidade foi o notável desempenho de Léo Chu diante do Corinthians. Surpreendeu. Se der sequência, ganhará a posição de titular. Fernando Prass certamente não dormiu em paz de domingo para segunda-feira. Por mais que se diga que o frango faz parte do cardápio dos goleiros, nenhum pede tal prato ao garçom.

Origem 

Qual o goleiro que nunca engoliu um frango? Alguém pode me dizer a razão pela qual deram o nome de frango quando um goleiro aceita uma bola fácil? Pesquisei, mas não encontrei resposta satisfatória. A mais plausível diz assim: “A bola parece estar viva, como se imitasse o baile que um frango no galinheiro costuma dar em quem tenta capturá-lo”. 

Personalidade 

Com a bagagem que tem, Prass já esqueceu o frango que tomou. E teve sorte porque o time ganhou. Se o Ceará tivesse empatado ou perdido, ele por certo sofreria muitas críticas ou gozações. A vitória virou o foco da crítica. Aí ficou por menos a falha do goleiro do Ceará. Mas certamente não ofereceram a ele frango no jantar de domingo. 

Adversário 

O Fortaleza enfrentou o São Paulo na segunda rodada. Jogo no Morumbi. O Fortaleza perdeu, mas merecia ganhar, principalmente pelo segundo tempo que fez. Hoje, as condições são diferentes. O São Paulo cresceu nos jogos recentes. É o adversário do Fortaleza amanhã.