Fortaleza e Ceará no “sprint final”

A nove rodadas para o término da competição, terão de iniciar a liberação de maiores esforços para garantir as metas estabelecidas

Foto: Thiago Gadelha/Kid Júnior

No atletismo, os corredores costumam guardar energias para acelerar totalmente na medida em que se aproximam da marca de chegada. É assim que muitas corridas se definem. No momento, Fortaleza e Ceará têm objetivos diferentes. Mas agora, a nove rodadas para o término da competição, terão de iniciar a liberação de maiores esforços para garantir as metas estabelecidas. Esforço final gera também alguns riscos a mais. O maior deles: contusões em série. É comum, nesta época, o jogador sentir mais o peso da maratona. Então, o “sprint final” tem de ser bem calculado. As contusões de Crispim e Pikachu preocupam.

Os dois são importantes no modelo adotado pelo técnico Vojvoda. Essas contusões aconteceram quando mais deles o tricolor vai precisar. Já no Ceará o empecilho é mais de ordem psicológica que física. O complexo de só empatar foi quebrado de forma heroica na vitória sobre o Fluminense. Mas será preciso estabelecer uma sequência de vitórias para caracterizar o “sprint final”. Atualmente, o objetivo do Fortaleza é a Libertadores. O objetivo do Ceará é afastar-se mais da zona maldita. Entretanto, o Vozão ainda pode mirar a Sul-Americana. Tudo vai depender do “sprint final” de cada um. 

Concorrentes 

O Fortaleza, para voltar ao G-4 na 30ª rodada, terá de ganhar ou empatar com o Corinthians e torcer por uma derrota do Bragantino em casa, no Estádio Nabi Abi Chedid, diante Athletico-PR. Poderá subir também, caso ganhe do Corinthians e o Flamengo venha a perder da Chapecoense na Arena Condá em Chapecó, hipótese bem mais difícil de acontecer. 

Expectativa 

Uma vitória do Ceará sobre o Cuiabá já o colocaria na faixa da Sul-Americana, independentemente dos resultados dos concorrentes São Paulo, Atlético-GO e América-MG. O Vozão, com mais três pontos, chegaria a 39 pontos, ultrapassando o Cuiabá. Mas, nesta faixa, a situação ainda está muito indefinida. É pequeno o fosso entre a Sul-Americana e a zona de rebaixamento. Incrível. 

Ameaça 

Coisas incríveis estão acontecendo na Série B nacional. O Vitória de Salvador está na zona de rebaixamento, podendo cair para a Série C. Se isso se confirmar, o Vitória passará pelo vexame que durante oito anos atormentou o Fortaleza. Quem também corre risco de ser rebaixado para a Série C é o Cruzeiro, que está afastado da zonal maldita por apenas dois pontos. Haja tormento. 

Limbo 

Outro time grande que até agora não decolou na Série B é o Vasco. Com seus 47 pontos, está no limbo. Não sofre ameaça de rebaixamento, mas precisa de sete pontos para chegar ao G-4. Sua esperança está no fato de ter um jogo a menos. Hoje, enfrenta o Guarani em Campinas. Estão à frente do Vasco o próprio Guarani, o CRB e o CSA.