Cenário dos cearenses na Série A 2021

No retrovisor do Ceará já aparecem Bahia, Santos e Juventude. Basta uma derrota para o time ficar a perigo

Legenda: Tiago Nunes terá muito trabalho no Ceará
Foto: Thiago Gadelha

O Ceará começa a olhar com mais atenção pelo retrovisor. Quem vem atrás? Cuidado com as curvas. O notável piloto escocês, Jim Clark, dizia: “Na reta, todo mundo é bom”. Que queria dizer Clark? Ora, que nas curvas é que os bons fazem a diferença. O Ceará vai ter que fazer a diferença nos desafios mais difíceis que lhe restam. No retrovisor do Ceará já aparecem Bahia (15°, 32 pontos), Santos (16°, 32 pontos) e Juventude (17°, primeiro da zona baixa, 29 pontos). Basta uma derrota para o time ficar a perigo. Observem que os demais critérios, como número de vitórias e saldo de gols, poderão definir.

O Ceará recebe o Fluminense (8° colocado). O Bahia vai a Caxias do Sul enfrentar o Juventude (17°, primeiro da zona baixa). O Santos vai a Curitiba enfrentar o Athletico (12°). Todos terão dificuldades diferentes. Quem terá o jogo mais difícil? Teoricamente, o Ceará. Mas isso é relativo. Todos viram a dificuldade que o Ceará passou em Caxias do Sul. Então, o Bahia certamente passará pelas mesmas dificuldades. Tudo está muito misturado nas proximidades da zona de rebaixamento. A cada rodada poderá haver alterações, ou seja, uma espécie de entra e sai imprevisível. 

Foco único 

Agora, eliminado da Copa do Brasil, o Fortaleza concentra atenções na luta por uma vaga na Copa Libertadores da América. O Flamengo, como tem três jogos a menos que o Fortaleza, teoricamente deverá ultrapassar o Leão. A disputa deve ser mesmo com Bragantino, Internacional e Corinthians. O Fortaleza, a meu juízo, tem boas condições de alcançar seu objetivo. 

Contradição 

Quando Renato Gaúcho assumiu o Flamengo, o time voltou a jogar bem e a ganhar. Aí os aplausos da crônica e da torcida foram unanimidade. Agora, porque foi eliminado da Copa do Brasil, Renato não presta mais. Meu Deus, como são volúveis os apaixonados. Renato também já foi o melhor do Brasil quando levou o Grêmio à decisão do Mundial de Clubes. Anos depois, tome crítica. 

Adversários 

Fortaleza e Bragantino têm desafios semelhantes na próxima rodada. O Leão enfrenta o América-MG (10º, 35 pontos) no Estádio Independência. O Bragantino enfrenta o Cuiabá (11°, 35 pontos) na Arena Pantanal. Portanto, América e Cuiabá têm o mesmo número de pontos: 35. E são vizinhos nas colocações. Apenas o América tem uma vitória a mais. Resultados imprevisíveis. 

Postura 

Admiro o treinador do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda, pela postura equilibrada, serena, altiva, mesmo nos momentos difíceis. Educado. Trata com distinção os repórteres. Sem estrelismo. Sem frescura. Simples. Humilde. Já mostrou sua competência. Ele assume os erros. E jamais se deixou abater pelas adversidades. Ser humano notável.