Sonho da Libertadores mais distante

O Corinthians não merecia vencer, mas venceu. O Ceará, mais uma vez, produziu mais e melhor, mas perdeu. Na primeira fase, equilíbrio. O Ceará com altivez encarou o adversário e criou boas chances de gol. No primeiro minuto, Vina concluiu com perigo. Logo veio a resposta corintiana veio com Araos. Vina teve outro bom momento, mas optou pelo passe para Cleber, quando Chu tinha melhor condição. A boa presença do Ceará resultou no gol de Fabinho, o melhor da partida (Ceará 1 a 0). A infelicidade de Klaus resultou num pênalti involuntário, que Fábio Santos converteu (1 x 1). Numa desatenção, o Ceará deu amplo espaço para Mosquito. Erro mortal. Mosquito, veloz, deixou Alyson na saudade e cruzou. Na sequência, Luís Otávio falhou, deixando Léo Natel pronto para a virada. Virou (2 x 1). Na fase final, o Corinthians recuou todo para sair nos contra-ataques. Mas esses só aconteceram nos minutos finais. Aí Richard fez dois milagres em chutes de Jô e Ramiro.  O Ceará teve a posse de bola, o controle do jogo. Nada disso adiantou, diante da profusão de passes errados. Nessa parte, ninguém escapou: Vina, Lima, Cleber, Wescley, Saulo e companhia erraram demais. Foi irritante.

As últimas cartadas

O Fortaleza não pode perder. O Fortaleza não pode empatar. Para manter viva a possibilidade de permanecer na Série A, o Fortaleza terá de ganhar do Coritiba. Já imaginaram quanta pressão em cima do elenco tricolor? Será preciso muita força mental para manter os nervos em ordem. 

Agonizante 

O Coritiba ainda sonha com o milagre da permanência na Série A. Terá de ganhar seus cinco jogos restantes e ainda assim não haverá certeza de classificação porque dependerá de resultados de terceiros. Portanto, situação muito pior que a do Fortaleza. Mesmo assim não desiste. 

Desespero 

Como Fortaleza e Coritiba precisam vencer, deve ser um jogo de proposta aberta de lado a lado. Cada equipe terá de assumir riscos e reduzir ao máximo os erros capitais. Otimização no aproveitamento dos ataques, com acerto nas finalizações. Recado direto ao Fortaleza. 

Jamais esperei ver o Fortaleza nesta faixa de sofrimento. Desde quando subiu da Série C, após sofrimento de oito anos, o Leão empreendeu uma marcha ascensional que culminou com sua participação na Copa Sul-Americana. 

Depois, basicamente com o mesmo elenco, despencou. E iniciou  viagem de volta que parece não ter fim. Se quiser dar um basta nisso, terá de começar hoje.