Exagerei. Reconheço. Saulo ao mesmo tempo Pelé, Zico e Maradona? Amigos, o exagero também faz parte. Se dissesse que Saulo tinha sido extraordinário, repetiria o que todo mundo disse. Se dissesse que ele tinha sido espetacular, repetiria o que muita gente disse.
Na verdade, Saulo não foi Pelé, nem Zico, nem Maradona, mas, pela noite iluminada, alcançou atuação soberba e exclusiva, reservada apenas aos grandes ídolos do futebol mundial. Três gols, um serviço e uma bola na trave. Mais que isso, o empenho, a doação, a luta. Um show.
Saulo teve elevado índice de acerto em um jogo onde era proibido errar. Sua velocidade, força física e letais finalizações fizeram a diferença. No futebol, a vitória é coletiva, mas aqui cabe uma exceção: a vitória em Ribeirão Preto foi de Saulo Mineiro. Os demais jogadores agradecem.
O exagero, creio, está justificado. Foi o meio encontrado para homenagear ao atleta que trouxe de volta ao Ceará a esperança e a chance de ascensão à Série A nacional.
Protagonista
É público e notório que, em Ribeirão Preto, Saulo Mineiro foi o protagonista. Todos os demais foram coadjuvantes. Mas isso não desvaloriza o trabalho dos demais jogadores alvinegros. Pelo contrário: serve de lição e incentivo aos companheiros, visando ao jogo diante do América-MG.
Responsabilidade
Uma festa de cada vez. A euforia da vitória sobre o Botafogo-SP é compreensível. Mas cabe uma advertência: a ascensão ainda não aconteceu. É preciso manter a atenção redobrada. O jogo diante do América-MG é outra decisão, na qual, mais uma vez, será proibido errar.
Semelhança
A situação do Sport, agora em desvantagem perante o Ceará, tornou-se semelhante à que o Vozão teve de encarar em Ribeirão Preto, ou seja, sem direito de errar. Isso gera uma tensão muito forte. Pior de tudo: sob pressão assim, há jogador que erra passe de três metros. Se não tiver força mental, sucumbe.
Espera
Como Sport x Ponte Preta será no sábado e Ceará x América-MG será apenas na segunda-feira, o Vozão saberá antecipadamente se poderá subir para a Série A na própria segunda-feira. Mas, se o Sport ganhar, a pressão mudará de lado, ou seja, passará a ser toda em cima do Ceará.
Conclusão
A vantagem do Ceará é não depender de ninguém para alcançar a ascensão. Se ganhar os dois jogos, estará garantido. Além disso, nos demais critérios de desempate, o Ceará igualmente tem vantagem diante do time pernambucano: uma vitória a mais (18 a 17) e melhor saldo de gols (17 a 15).