Matéria-989736

Os novos da elite

O futebol cearense terá duas gratas novidades: Trairiense e Crateús, respectivamente campeão e vice da segundona 2011. O feito merece comemoração. Afinal, os dois municípios serão inseridos no rol dos privilegiados que ingressam na vitrine televisiva. Em decorrência disso, surge outra responsabilidade: dotar as cidades de estrutura para os futuros desafios. Em Trairi, o Estádio Manoel Barroso Neto (Barrosão) precisará de cabines especiais para receber os equipamentos da televisão. Além disso, ampliar a capacidade porquanto as torcidas dos grandes clubes comparecerão aos jogos. A mesma opinião vale para o Estádio Juvenal Melo, em Crateús. Quero crer que os cronistas esportivos dos dois municípios saberão cobrar das autoridades as providências cabíveis. Ter participação convincente será importante para as duas regiões.

O gladiador

Michel continua impressionando pela energia que tem. Combate o jogo inteiro, de forma incansável, num vaivém permanente que exige excelente preparo físico. No jogo diante do Internacional, mais uma vez o guerreiro soube se impor. Questão é saber se suportará o mesmo ritmo durante toda a disputa da Série A, campeonato tipo légua tirana que vai exaurindo as energias a cada rodada. Além disso, vem aí a Copa Sul-Americana. São Paulo será o adversário do Ceará.

Chegou a hora

O Fortaleza começa amanhã seus trabalhos, visando a ter participação positiva na Série C nacional. À frente do grupo, Ferdinando Teixeira. O jornalista Pedro Martins Freire pediu-me opinião sobre todos os contratados pelo Leão. Impossível responder. Já opinei sobre os que conheço. Quanto aos demais, só mesmo após vê-los em ação. Na comissão técnica, um dos auxiliares de Ferdinando será o ex-jogador Júnior Xavier, que esteve no Debate Bola (TV Diário) domingo passado. Conheço bem o Júnior Xavier. Tem competência. Sabe. Poderá dar grande contribuição a Ferdinando, máxime fazendo avaliações dos adversários tricolores ou passando dicas no transcorrer das partidas.

O melhor dos melhores

Mais do que justa a escolha do goleiro do Ceará, Fernando Henrique, como craque da segunda rodada da Série A nacional, mediante votação dos comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM. A nota de Fernando Henrique foi a maior de todas: 8,5. Na seleção, louvável também a presença de Iarley, com nota 7,5.

Pouco espaço

O presidente do Ferroviário, Luiz Neto, anda queixoso pela pouca exposição coral na mídia. Quando um time fica fora do calendário, o espaço é ocupado pelos que estão em ação. Compreendo as dificuldades corais. Qual a empresa que suportaria passar três meses com as portas fechadas? Mas o Ferroviário resiste. E arruma a casa para a Copa Fares Lopes, que começará apenas em agosto e terminará em novembro. Até lá, sufoco e arrocho financeiro.

Notas & notas

Um dos destaques de Crateús é o atacante Diego, de apenas 17 anos, que marcou nove gols. Natural de Crateús, ele é prata da casa mesmo. Tem futuro promissor. /// Equipe da Rádio Super Vale de Crateús (Vieira Lima, Neurimar Rodrigues, Nilton Soares, Tiago Rodrigues, Mauro Sousa e Ercílio Moreira) já projeta os investimentos que fará, acompanhando e transmitindo todos os jogos do Crateús. Nada de "Tubão". Será ao vivo mesmo.

Recordando

Década de 80. A partir da esquerda: o desportista Jurandir Ferreira e os árbitros César Augusto, Jorge Luís e Cássio Costa. Detalhe: Jurandir morreu sexta-feira passada. Ele era filho do saudoso Vicente Faúna que, durante décadas, cuidou do Estádio Presidente Vargas. Jurandir era irmão de jogadores famosos como Charuto, Ninoso, Novíssimo e Pedro, todos campeões cearenses. Pêsames à família.