Matéria-989354

Recuperação da confiança

A importante vitória do Ceará sobre o Internacional, no Beira-Rio, recompôs a confiança que ficara fragilizada pelas recentes apresentações e eliminação na Copa do Brasil. Devolveu ao grupo a certeza de que tem capacidade para, aqui e lá fora, obter novos êxitos na Série A nacional. Neutralizou as consequências da derrota para o Vasco no PV. E revelou caminhos para render melhor na peça ofensiva. Os dois jogos anteriores, diante do Coritiba, fizeram nascer terrível preocupação: a de que o time só sabia marcar, pois perdera o sentimento de ataque pela inoperância da meia-cancha. Mas, na fase final diante do Inter, surgiu um surpreendente Ceará pelas situações ofensivas que criou. Fez 1 a 0 com Iarley, administrou a vantagem, pôs o Inter na roda e garantiu três pontos logo na estreia fora de casa. Um feito animador.

Lugar certo

Havia polêmica sobre a produção de Iarley. Para os cronistas radicais, Iarley estava "morto". Para outros, Iarley estava escalado na posição errada. No jogo de sábado, ficou patente uma coisa: será erro imperdoável colocar Iarley na frente, desconectado com o setor de armação. A bola não estava chegando e o Ceará ficava com um Iarley a menos. Agora ficou com um Iarley a mais porque feliz, no espaço de campo que ele conhece e gosta. E o que é mais importante: assinalando gol.

Observações

O goleiro Fernando Henrique continua dando show. Sua atuação diante do Inter foi alvo de elogios por parte das principais redes de transmissão esportiva pela TV. Já há quem pergunte se Mano Menezes não está vendo o novo Paredão do Ceará. /// Michel é guerreiro incansável. Incrível a energia que tem para segurar, dentro de incrível regularidade, um tipo de combate permanente. /// O ala Murilo, que sofria restrições de parte da crônica, soltou-se mais. Gostei do seu desempenho em Porto Alegre. Errou quem pensava que Mancini teria apenas Boiadeiro e Diego Macedo para o setor. Murilo entrou bem. /// O número de passes errados ainda é uma situação que incomoda muito o time alvinegro.

A resposta do Verdão

O Icasa, nas duas partidas que fez pela Série B, passou a impressão de que rápido retomará o padrão de 2010. Embora tenha perdido para o Sport na estreia, recuperou-se e ganhou do Vitória (3 x 1). Neste triunfo, destaque para Ribinha que deu show de bola e foi destaque nos principais sites e programas de televisão, já pela convincente atuação e belos gols.

Campeão cearense

Trairi em festa com o titulo estadual da segundona, fato que levou o Trairiense à primeira divisão em 2012. Festa também em Crateús, vice, que também subiu para a elite cearense em 2012. Acompanhei pela Super Vale a festa em Crateús. Aqui, na Verdinha, Irismar França, que lá nasceu, vibrou. Eu nasci em Fortaleza, mas meu pai, Victor, nasceu em Crateús. Na infância, passei muitas férias lá. Dai meu carinho pelo município. Parabéns mesmo.

Toque genial

Rendo-me ao futebol do Barcelona que faz a bola correr, numa impressionante troca de passes, até alcançar o momento da finalização. Lembra o irresistível futebol brasileiro que encantou o mundo nas décadas 50/60/70: cadência, dribles, jogadas de alta categoria. Calados estão os que diziam que esse estilo tocado estava sepultado. Pois a Seleção da Espanha e o Barcelona ressuscitaram o estilo brasileiro de jogar. E agora dão belas lições ao mundo.