Matéria-987933

Mudança de foco

O ceará concentra agora sua atenção na Série A do Brasileirão, onde estreou com derrota para o Vasco. Copa do Brasil 2011 é página virada. Servirá apenas para futura análise quando novamente o time for participar dessa competição mata-mata em 2012. Na sequência, o Internacional, campeão gaúcho. Pergunta: deve o time continuar jogando no mesmo modelo que o levou à desclassificação diante do Coritiba ou terá de buscar outras alternativas? Faz tempo o modelo fechado é característica do atual elenco alvinegro. E são notórias as dificuldades quando o time tenta ligar contra-ataques. Não estão encaixando, fato que põe em dificuldade os homens de frente, independente de nomes. Não creio necessário mudar o modelo tático, mas sim dar mais criatividade à meia-cancha para viabilizar os contra-ataques rápidos. É o que está faltando.

Repercussão

O técnico Vagner Mancini trabalhará agora numa nova situação: sob pressão da torcida. A repercussão dos dois recentes insucessos gerou inquietações. Resta saber até que ponto as duas derrotas (uma para o Vasco pela Série A e outra para o Coritiba pela Copa do Brasil), poderão comprometer a confiança do grupo. Por isso mesmo o jogo de amanhã contra o Internacional, no Beira-Rio, ganhou maior importância. Seu resultado certamente conduzirá o Ceará a uma séria reflexão.

Reforços do Leão

O técnico Ferdinando Teixeira é um dos convidados do programa Debate Bola, domingo à noite, na telinha da TV Diário, Canal 22. Será importante uma entrevista assim com o professor Ferdinando, porquanto é ele a pessoa mais indicada para falar de todos os reforços contratados pelo Leão. Do novo grupo, conheço apenas alguns que aqui já aturam como, por exemplo, Lopes, Dezinho, Wesley e Wellington Amorim. Na minha avaliação, o time que está sendo montado, sob a orientação de Ferdinando, tem potencial superior ao nível da Série C nacional. Isso, de certo modo, abre boas perspectivas sobre as possibilidades tricolores na competição. Teoricamente tudo está no caminho certo.

Uma conversa franca

Iarley precisa voltar a produzir o que todos sabem ser ele capaz. Claro que, pela idade, não poderá ter o ritmo de outros tempos. Mas deve conversar com Mancini sobre a função ora exercida no ataque do Ceará, onde sua produção há se tornado nula. A função de Iarley não tem trazido nenhum proveito ao time e tem queimado a imagem do próprio atleta.

Definição

A rodada da segunda divisão cearense, domingo, merece atenção especial. O Trairiense, já classificado para a elite em 2012, quer garantir também o título estadual. Basta empatar com o Tauá. Já o Maracanã garantirá a segunda vaga se ganhar ou empatar com o Uniclinic. Crateús nutre esperança, embora remota. Terá de ganhar do Juazeiro e torcer para o Uniclinic ganhar do Maracanã. Então Crateús ficaria com a vaga pelo saldo de gols.

Notas & notas

Rafhael, do Maracanã, é o artilheiro da segundona cearense, com10 gols. Depois, vem Luquinha, do Trairiense, que já marcou 9 gols. /// Jorge Pinheiro é o técnico de destaque porque, com uma rodada de antecedência, garantiu a vaga do Trairiense na elite 2012. /// No Campeonato Cearense feminino 2011, Sammia, do Guarany, e Marcela, do Pacatuba, dividem a artilharia com 5 gols cada. /// Caucaia, com 12 pontos, lidera o certame feminino.

Recordando

Décadas 1940/1959. Foto batida bem à beira do gramado no estádio de Limoeiro do Norte. Observem a pouca distância entre a linha lateral do gramado e o local onde os torcedores ficavam. Para ir ao futebol, muitos torcedores usam paletó e chapéu de palha. Detalhe: no meio de um público eminentemente masculino, nota-se a presença de uma única mulher. (Do álbum de Meton Maia e Silva).