Matéria-986301

Hora da definição

Prepare o coração. Se houve sofreguidão no PV no empate (0 x 0) com o Coritiba, imagine hoje no Estádio Couto Pereira? A vantagem deles: jogar no aconchego do lar; a vantagem do Ceará: classificação mediante empate com gols. E mais: para cada gol que o Ceará marcar, o Coritiba terá de fazer dois para conseguir a classificação. Sobre as equipes, resumo minha avaliação: o Coritiba me pareceu mais harmônico e mais rápido nas proposta de ataque, além de refinado toque de bola. O Ceará mais voluntarioso, mais guerreiro, mas muitas vezes indeciso quando parte para a ofensiva. O alvinegro para vencer hoje terá de ser mais incisivo e veloz nas saídas ao ataque. Quando os alvinegros freiam para saber o que fazer com a bola, permitem ao Coritiba fechar a guarda. No mais, equilíbrio entre as partes. Na hora da definição, é sempre assim mesmo.

Apoio pela direita

Boiadeiro é sinônimo de empenho. Com ele, o apoio ao ataque pela direita é mais rápido. Mas, nessa parte, a cobertura do setor terá de ser perfeita. Muita atenção nas incursões de Rafinha e Davi que trafegam bem nessa área. Os dois sabem aproveitar os espaços, quando d as subidas do lateral. Vale frisar que, na ausência de Boiadeiro, Diego Macedo fez bem o seu trabalho. Mas o ritmo de Boiadeiro, pela própria natureza do jogador, é bem mais intenso, impetuoso.

Abafa

Pode ser que eu esteja enganado, mas creio que o Coritiba empreenderá uma blitz nos primeiros 15 minutos. Tentará fazer o que fez o Flamengo no PV, quando abriu 2 a 0 de forma fulminante. Desta vez, o Coritiba terá Bill, perigoso atacante que aqui não atuou na primeira partida. Será fundamental ao Ceará segurar esse natural impulso do adversário. Se o alvinegro ultrapassar os momentos iniciais, gradualmente colocará as coisas nos devidos lugares. Se sofrer um gol, necessitará de muito equilíbrio emocional e personalidade para buscar o resultado, sem se expor demais ou afrouxar a guarda. O time do Ceará é maduro o suficiente para neutralizar pressões. Daí a confiança do grupo.

Um trunfo a mais

A decisão de hoje poderá ser nos pênaltis, caso haja empate de 0 a 0. Não raro, definição assim acontece nas mãos de bons goleiros que fazem a diferença. Se for o caso, o Ceará contará com Fernando Henrique que experimenta extraordinário momento em sua carreira profissional. Sim, mas claro que os batedores também terão de converter suas cobrança.

Notas & notas

O prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (Veveu), integrado no espírito de elevar cada vez mais o Guarany, esteve à frente do lançamento do título de sócio-torcedor do bugre. Por mês, crianças pagarão R$ 10,00 e adultos pagarão R$ 20,00. Luiz Torquato está muito confiante. /// Depois de garantir a classificação para a primeira divisão de 1012, o Trairiense agora concentra atenções na conquista do título. O time de Jorge Pinheiro está muito bem.

Selecionadas

Mano Menezes chamou 28 atletas para os jogos com Holanda e Romênia. Fábio, goleiro do Cruzeiro, convocado pela primeira vez. Thiago Neves fez um jogo pelo Brasil em 2008 com Dunga. Fred, do Fluminense, já fez oito jogos (dois com Parreira, sendo um na Copa 2006, e seis com Dunga). Fred marcou dois gols. Ronaldo Nazário chamado para as despedidas. Mano já chamou 57 atletas, usou 36, sendo 18 estreantes. (Dados de Airton Fontenele).