Matéria-984023

A luta continua

O empate do Ceará com o Coritiba no PV não foi de todo ruim. Claro que melhor teria sido a vitória, mas o placar 0 x 0 no primeiro jogo em casa permite, segundo o regulamento da Copa do Brasil, que o alvinegro ganhe a vaga em Curitiba com um simples empate, desde que agora com gols. O Coritiba é muito aplicado: forte na marcação e rápido nas saídas de bola ao ataque. E observem que em Curitiba estará de volta o perigoso atacante Bill. O Coxa, em momentos, criou sérios embaraços para o Ceará. Se não fosse Fernando Henrique, Deus meu... O visitante mostrou-se compacto. Quando sem a bola, os atacantes voltam para marcar. Agora o técnico Vágner Mancini tem uma ideia mais exata do que o espera no Couto Pereira. Um desafio extremamente difícil. Mas o Ceará já provou que também cresce nas adversidades.

Milagres

Impressiona sobremaneira o atual momento do goleiro Fernando Henrique. Iluminado, tem reações tão rápidas que suas defesas se tornam inacreditáveis. Foi assim num chute de Leonardo, do Curitiba. Fernando defendeu de forma milagrosa, mandando para escanteio. Se em Curitiba houver decisão por pênaltis, o Ceará já terá a certeza de que as possíveis defesa de Fernando poderão fazer a diferença. Mas será melhor e menos angustiante definir no tempo normal mesmo.

No Couto Pereira

Como fazer para o Ceará ganhar a vaga em Curitiba? Mote para reflexões. Primeiro, jogar fechado e nos contra-ataques como o fez no Engenhão na vitória sobre o Flamengo. Se assim for, colocar Osvaldo de início. Ele faria basicamente o que fez Siloé do Horizonte quando enfrentou o mesmo Flamengo no Engenhão. Se bem que o Coritiba é muito mais compacto. Nicácio ou Washington? Desta vez Nicácio, mais habilidoso e opção nas cobranças de falta. Nas substituições no decorrer do jogo, não descartar Eusébio, que é jovem, combativo, tem velocidade, e, não raro, bate no gol em tiros de longa distância. Fabrício em forma será uma necessidade. Essas são apenas despretensiosas observações.

Conselheiro sessentão

O médico Anchieta Maciel, atuante conselheiro do Ceará, completará amanhã, sábado, 60 anos de idade. Nesta foto batida em 2002 no Estádio Carlos de Alencar Pinto (Porangabuçu), ele e sua filha Ana Flávia aparecem ao lado do ídolo Sérgio Alves. Presente que Anchieta quer? Claro, vitória do Ceará amanhã sobre o Vasco/RJ. Ele merece. Parabéns.

Detalhes

Ainda não entendo a razão por que os jogadores que se destacam nos times cearenses dificilmente aqui permanecem. Assim, Siloé, Júnior Xuxa, Assisinho e tantos outros. Será que o poder aquisitivos do futebol da gente é tão mais baixo que o do interior paulista ou de outros estados nordestinos? Detalhe: no Nordeste, só Ceará e Bahia estão na elite, ou seja, na primeira divisão nacional. Presumivelmente deveriam ter maior poder de barganha.

Notas & notas

Até quando o torcedor terá de suportar os esdrúxulos horários dos jogos de futebol por aqui? Quando não às 10 horas da noite, 10 horas da manhã. /// Protestar é um direito do torcedor, principalmente quando de forma pacífica. Inteligente e não agressivo o recado do rapaz, que, de paletó, foi ao PV. Lá, mostrou uma placa contra o ingresso ao preço de R$ 100,00. /// AMC atuou muito bem no controle do trânsito em torno do PV nos recentes jogos. Ótimo.

Recordando

1988. O ex-jogador do América, Ceará e Fortaleza, Ivo Pinheiro, ao lado do ex-governador Gonzaga Mota, que aí aparece quando saboreava o almoço. Ivo atuou como meia. Ainda hoje está ligado ao futebol do bairro Antonio Bezerra. Ivo é irmão do ex-lateral-esquerdo do Ferroviário, Barbosa, hoje ligado à Agap. Ivo, com muita festa, comemorou ontem o seu natalício.