Matéria-983560

Responsabilidade de cada um

A Copa do Brasil avança para a fase final e já se aproxima o mais importante Campeonato Brasileiro, Série A, seguido das demais séries. O Icasa, que não foi bem no "estadual 2011", está na Série B, onde terá adversários fortes como Goiás, Náutico/PE, Sport/PE, Vitória de Salvador, Portuguesa e Paraná, dentre outros. O Verdão já pega o Sport na Ilha, sábado próximo. Tem de reforçar o elenco. Já na Série C, Guarany de Sobral e Fortaleza terão um pouco mais de comodidade, pois somente estrearão em julho. Mas logo na primeira etapa encaram Campinense, CRB de Alagoas e América de Natal. Desses clubes, três sobrarão após. Nada fácil também para o Guarani de Juazeiro na Série D, que terá na chave Santa Cruz/RN, Alecrim de Natal, Porto/PE e Santa Cruz de Recife. Portanto, extrema responsabilidade para cada um.

Entusiasmo

O Fortaleza precisa subir para a Série B nacional. É questão de honra. Nesta parte, importante será a força de jovens atletas compromissados com o ideal de elevação do clube. Guto, empolgado porque eleito o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Cearense 2011, será fundamental no alavancar da nova mentalidade. Em 2010, o Fortaleza somente não subiu porque, apesar de bons jogadores no elenco, o grupo se mostrou pusilânime em jogos decisivos dentro de casa.

Missão dupla

O ceará, que cumpre campanha na Copa do Brasil, tem missão mais delicada porque dupla: decide vaga na final da Copa do Brasil diante do Coritiba na próxima quarta-feira, no Estádio Couto Pereira em Curitiba e já estreia na Série A, sábado próximo no PV, diante do Vasco da Gama. Este também decide vaga na final da Copa do Brasil, mas diante do Avaí em Florianópolis, quarta-feira, dia 25. Administrar interesses e priorizar competições faz parte da estratégia dos dois, de acordo com as conveniências dos resultados da rodada de ontem da Copa do Brasil. Vejo o Ceará reforçando bem o seu elenco para a Série A, onde as exigências são muitas, máxime por ser um certame de longa duração.

O mais bonito e as belas

Teles, ala do Ferroviário, foi eleito pelos internautas o mais bonito jogador do futebol cearense numa enquete realizada pelo blog Belas no Esporte do Diário do Nordeste. O troféu será entregue domingo à noite no Debate Bola (TV Diário). As belas Ticiana de Castro, Emanuelle Lobo, Mayara de Araújo e Luana Lima, ao lado de Teles, mostram a camisa do blog.

Notas & notas

O Guarany de Sobral, sem alarde, monta o time para a Série C nacional. Luiz Torquato está confiante no breve lançamento do título de sócio-torcedor do bugre. A torcida sobralense será chamada. /// Lamento Itapipoca anunciar possível ausência na Copa Fares Lopes. O time do Eudi Assunção fez boa campanha no "estadual 2011" e merece continuar divulgando o município. /// Walmir Araújo é Quixadá e Ferroviário ao mesmo tempo. Ele gosta.

Exemplo

Na conclamação à torcida do Fortaleza, ontem publicada, o conselheiro tricolor, Renato Bonfim, deu o Ceará como exemplo a ser seguido pelo Leão. Mostrou como o Ceará saiu de grave crise, usando a força da torcida mediante o "sócio-torcedor" que chegou aos 12 mil engajados. E daí vieram parcerias e grandes rendas. Renato tem razão. Se a torcida do Fortaleza quiser, pode também alavancar o tricolor, mas terá de chegar junto. Não há outra solução.