Análises das campanhas
As trajetórias de Ceará e Coritiba na Copa do Brasil estão em foco. O Ceará despachou o Cuiabá numa única partida: 2 a 0 em Cuiabá. O Coritiba eliminou o Ypiranga/RS em dois jogos (1 a 0 no Rio Grande do Sul e 2 a 0 em Curitiba). O Ceará eliminou o Brasiliense (0 x 0 em Brasília e 2 x 1 aqui). O Coritiba, com duas vitórias despachou o Atlético/GO (1 x 2 em Goiânia e 3 x 1 em Curitiba). O Ceará derrotou duas vezes o Prudente (2 x 1 aqui e 1 x 2 em Prudente/SP). O Coritiba também com duas vitórias desclassificou o Caxias/RS (4 x 0 em Curitiba e 0 x 1 em Caxias). O Ceará eliminou o Flamengo (1 x 2 no Rio e 2 x 2 em Fortaleza). O Coritiba tirou o Palmeiras (goleou 6 x 0 em Curitiba e perdeu por 2 x 0 em São Paulo). O Ceará está invicto. Já o Coritiba aplicou a maior goleada do certame (6 x 0 no Palmeiras). Conclusão: os times se equivalem.
Concorrente
Analisei os concorrentes do Fortaleza. Um deles, o CRB, contra quem o Leão estreará em Maceió, fez muitas contratações. São eles: o goleiro Anderson Paraíba (CSA-AL), os zagueiros Thiago Eleutério (Olaria-AL) e Aderaldo (ex-CRB), o lateral-esquerdo Amarildo (Olaria-AL), os volantes, David (Olaria-RJ), Bruno Moreno (Duque de Caxias-RJ), Fábio Lopes (Boa Vista-RJ) e Pio (Corinthians-AL). Ações semelhantes: reforços e mais reforços.
Atenção especial
O atacante Osvaldo esteve no Debate Bola (TV Diário). Falou de sua felicidade no Ceará, mas revelou os momentos de agonia que passou no Al Ahly, da Arábia Saudita. Contundido e sem entender o idioma de lá, Osvaldo sofreu horrores. Mesmo assim, sagrou-se campeão saudita. Entendeu válida, embora rápida, a experiência que teve no Braga de Portugal. Disse gostar de Mancini que lhe dá total liberdade no ataque do Ceará. "Isso tem facilitado o meu trabalho", disse.
Recordando
Torcedores do Ferroviário: escritora Rachel de Queiroz e o delegado da Polícia Civil Aurélio Araújo, hoje titular do 19º DP (Conjunto Esperança). Foto batida no aniversário dela em 1997, em Quixadá. Aurélio era delegado em Quixadá. Rachel então pediu que Aurélio divulgasse esta mensagem: "Nunca desistam de torcer, nunca abandonam seu time, mesmo nas situações mais difíceis".
Reflexão do presidente
Hora de pensar. Mas também hora de agir. O presidente interino do Fortaleza, Osmar Baquit, tem anunciado contratações. Falta pouco para a largada da Série C nacional. É tudo rápido. E o Fortaleza não pode mais errar. O semblante de reflexão de Baquit traduz também a responsabilidade que o mesmo sabe ter nas mãos: subir para a Série B. Obrigatoriamente.
Goleadas em casa
Em casa, no Estádio Couto Pereira, o Coritiba aplicou duas goleadas: 4 x 0 no Caxias e 6 x 0 no Palmeiras. Taí um dado para estudo. Dirão que não é comum um time golear o Palmeiras como o Coritiba goleou. É verdade. Mas tal como aconteceu na partida com o Caxias, o modelo adotado foi uma blitz com elevado índice de aproveitamento. Isso deve ser motivo de estudo por parte do Ceará. No jogo com o Palmeiras em Curitiba, os paranaenses foram tão felizes nas conclusões que, só no primeiro tempo, de quatro finalizações, três foram convertidas. Na golada sobre o Caxias (4 x 0) houve algo semelhante. O Ceará terá, pois, de fazer bom resultado aqui para suportar o tranco no Couto Pereira.