Matéria-978664

Tensões e atenções

O Ceará, agora campeão, pega o Flamengo também campeão. É a Copa do Brasil. Vale vaga na semifinal. Pelas circunstâncias, vaga mais próxima de Porangabuçu que da Gávea. Mas a confirmação dependerá de uma série de fatores. Cito alguns: equilíbrio emocional, personalidade, competência e consciência profissional. O Ceará já provou que tem futebol para se garantir. Resta cuidar para não entrar em provocações. Um jogo que deverá ser cheio de tensões e atenções. No meu entendimento, o Flamengo iniciará todo em cima. Possivelmente uma blitz para tentar logo o primeiro gol. Se assim for, caberá ao Ceará neutralizar as incursões rubro-negras mediante resposta imediata. Dessa forma, não permitirá o avanço total do Mengo que, para cada gol que sofrer, terá de fazer dois. Isso também conterá o ímpeto flamenguista.

Marcação

Michel, que não jogou no Engenhão, terá hoje papel importante na contenção dos avanços rubro-negros. Com ele e João Marcos a extrema responsabilidade de não oferecer espaços a jogadores como Ronaldinho, Thiago Neves e Bottinelli. Sem esquecer que o ala Léo Moura, quando apoia, também trafega na diagonal. Michel tem sido sinônimo de regularidade. Mas hoje precisará de mais atenção ainda, pois terá de extinguir no nascedouro as jogadas rubro-negras.

Paciência

A pregação do técnico Vanderlei Luxemburgo tem sido muito consciente. Primeiro, pede que seu time não se deixe levar pela ansiedade. Segundo, quer que o time jogue como o fez no segundo tempo diante do mesmo Ceará, quando o rubro-negro carioca conseguiu fazer 24 finalizações. Dois objetivos principais do treinador: marcar um gol o mais rápido possível e, de toda forma, não sofrer gol. O técnico, ao contrário da imprensa do Rio e de parte da torcida do Flamengo, fez questão de elogiar a atuação de Ronaldinho Gaúcho. Conclusão: Vanderlei quer um jogo de paciência. Nada de afobação, que possa prejudicar o planejamento. Aliás, argumento válido também para o próprio Ceará.

Regularidade e eficiência

João Marcos a todos impressiona pela repetição de atuações eficientes no bloqueio e ligação. Ultimamente até tem experimentado conclusões de fora da área. Foi assim no gol que marcou no Prudente em São Paulo. No Rio, no jogo de ida com o Flamengo, esteve muito atento à movimentação de Ronaldinho Gaúcho. E hoje certamente não será diferente.

Temporada no PV

A primeira partida entre Ceará e Flamengo foi no dia 4 de abril de 1948 no PV. O Flamengo venceu (3 a 0), gols de Tião, Durval e Gringo. No Flamengo atuava a famosa linha-média Biguá, Bria e Jaime. No ataque, o notável Zizinho. Depois o Flamengo ganhou do Ferroviário (5 a 2). Em seguida ganhou duas vezes do Fortaleza: 3 a 2 e 2 a 0. Foi a primeira temporada do Mengo em terras cearenses, saindo invicto em quatro jogos. (Dados de Airton Fontenele).

Renovação

Há o momento ideal para o trato de todas as questões. O caso da renovação de contrato de Marcelo Nicácio pelo o Ceará jamais poderia ter sido tema às vésperas de uma decisão de vaga com o Flamengo. Questão de bom senso. Entendo assim: prejuízo para ambos. /// Luiz Neto, presidente do Ferroviário, já negociou a rescisão de 30 jogadores. Falta acertar apenas com cinco atletas. Agora espera a Copa Fares Lopes, em Julho, onde só utilizará jogadores daqui.