Matéria-977040

Alerta geral no Ceará

Melhor para o Vovô será, no jogo de volta com o Flamengo, esquecer a vantagem que tem. Motivo simples: na Copa Libertadores, quatro times brasileiros, que tinham vantagens semelhantes, foram eliminados na mesma noite. O alerta tem por base o que aconteceu com Cruzeiro, Grêmio, Internacional e Fluminense. O Flu havia vencido o Libertad (3 x 1) no jogo de ida. No de volta no Paraguai, perdeu (3 x 0). O Cruzeiro ganhou (1 x 2) do Once Caldas na Colômbia; na volta em Minas, perdeu (0 x 2). O Internacional empatara (1 x 1) com o Peñarol no Uruguai. Na volta, no Beira-Rio, perdeu (1 x 2). O Grêmio, em Porto Alegre, ganhara do Universidad (2 x 1). Na volta, em Santiago, perdeu (1 a 0). Conclusão: quatro times brasileiros eliminados. Portanto, o Ceará deve tomar precauções, visando a evitar surpresa assim, quinta, no PV.

Decisão

O Ceará muda de foco e agora concentra atenções na final do Campeonato cearense, amanhã, diante do Guarani de Juazeiro. O alvinegro está sendo submetido ao esforço extremo de sucessivos jogos decisivos. O primeiro foi com o Guarany de Sobral, o segundo com o Flamengo no Rio, o terceiro será amanhã com o Leão do Mercado e o quarto será quinta-feira novamente com o Flamengo. A orientação e a experiência de Geraldo, no dosar energias, serão fundamentais.

Harmonia

É bonito ver o Guarani/J jogar. Tipo da equipe que alcançou o que costumo chamar de sintonia fina. Isso consiste na automação de movimentos, ou seja, o jogador quando recebe a bola logo dá sequência pelas alternativas naturais que se abrem. Zé Augusto e Jerson são mestres nisso. Marcinho Guerreiro também exerce papel importe. Na frente, Netinho e Niel inquietam sempre os marcadores. Cada um já marcou 11 gols. Portanto, dos 48 gols que o Guarani/J assinalou, quase a metade coube aos dois. Uma referência que chama a atenção de qualquer defesa. Esse, pois, o Guarani que quer ganhar o turno e levar a decisão do certame para mais duas partidas. Merece todo respeito.

Segurar o homem

O zagueiro Erivelton, que jogou muito bem na vitória do Ceará sobre o Flamengo no Engenhão, agora enfrentará novamente o Guarani/J. E terá de ficar atendo à movimentação de Niel, perigoso atacante rubro-negro. No recente encontro entre ambos, Erivelton precisou literalmente segurar Niel, quase arrancando a camisa do centroavante. Duro duelo à vista.

Reabertura do PV

Finalmente, o reencontro da cidade com seu mais querido estádio, o PV. Reafirmo: está lindo. Dotado de vestiários modernos, banheiros amplos, gramado bem cuidado, arquibancadas com assentos anatômicos, enfim, modernizado, seguindo o modelo adotado pela Fifa, com o público ficando a poucos metros do local de jogo. Mas o público terá de comportar-se como nos países civilizados, dando exemplo de educação e esportividade.

Manutenção

Agora vai começar a parte mais difícil: a da conservação do estádio. Muito dinheiro aplicado na recuperação do PV, tornando-do limpo, asseado. Primeira pergunta: os pichadores, com as suas condenáveis ações, segurarão a tentação de sujar a obra com as indecifráveis mensagens? Nesta parte, o sistema de vigilância deve estar atento. Quanto à parte interna, tudo dependerá das atitudes dos próprios torcedores na condenação aos vândalos.