Matéria-973135

Situações diferentes

Na primeira semifinal, hoje em Juazeiro do Norte, duas situações diferentes: O Guarani passou a semana tranquilo, focado apenas nesse jogo; o Horizonte, pelo contrário, padeceu o desgaste da partida contra o Flamengo. O Leão do Mercado armou a rede no aconchego do lar e ficou à espera do adversário; o Horizonte teve de encarar a viagem a Juazeiro. Quanto aos times, equivalência, mas o Guarani um pouco mais regular na produção. O Horizonte, vez por outra, oscila. Confronto direto: no primeiro turno, deu Horizonte (4 x 2); no returno, empate (1 x 1) em Juazeiro. Na classificação geral, o Guarani tem 42 pontos; o Horizonte, 37. No primeiro turno, Guarani fez 21; Horizonte, 17. No segundo turno, Guarani, 21; Horizonte, 20. Portanto, sempre andaram próximos, mas o Guarani mantendo pequena vantagem. Previsão de equilíbrio hoje.

Artilheiros

O atacante Netinho já assinalou dez gols. Aliás, ele veio chegando devagar. Sem pressa, estabeleceu a sua condição de ótimo finalizador. Alcançou também o seu companheiro de ataque, Niel, que igualmente marcou 10 gols. Aliás, dos 44 gols marcados pelo Guarani, Netinho e Niel são responsáveis por 20. Certamente, Netinho terá vigilância especial da defesa do Horizonte. Aliás, os dois. Afinal, são tão perigosos quanto Isac e Siloé, dupla atacante do adversário.

Arrastão

O Ceará busca o título arrastão. É favorito diante do Guarany/S. Ao alvinegro faltam apenas duas vitórias: uma amanhã e outra na decisão do turno com o ganhador de Guarani x Horizonte. No time de Vágner Mancini, não há mistérios. Modificações mínimas e, na maioria, só em decorrência de contusão ou cartão. No confronto direto, o Guarany leva vantagem. No primeiro turno, empate no Junco (2 x 2). No returno, o Guarany ganhou dentro do Carlos de Alencar Pinto (2 x 3), mas nesse jogo o Ceará utilizou um time misto. Ao Guarany caberá mostrar superação. No cômputo geral, não há como comparar as duas campanhas. O Ceará tem59 pontos. O Guarany, 37. São 22 pontos a mais a favor do alvinegro.

A força do ataque amarelo

Isac e Siloé. Indiscutível potencial da linha de frente do Horizonte. São dois jogadores que têm velocidade e tiros precisos nas finalizações. Isac já marcou nove gols. Siloé assinalou seis. Isac é mais incisivo, embora jogando um pouco mais atrás. Mas, quando parte na direção do gol adversário, é agudo. Siloé é possuidor de mais habilidade e refinado trato com a bola.

Precisão britânica

Na maioria das vezes, jogo de futebol no Brasil começa com atraso. Os times pagam multas, mas não deixam de atrasar. Casamento aqui no Ceará geralmente registra atraso da noiva. Algumas, num autêntico desrespeito, chegam à igreja uma hora e meia depois do assinalado no convite. No casamento de William e Kate, ela chegou exatamente no horário marcado, nem um segundo a mais ou a menos. Bom seria que o brasileiro aprendesse.

Notas & notas

No Guarany, a ausência de Vanderlei será sentida. Além de referência, já marcou 13 gols. No mais, Bugre sem surpresas. Jogadores que mais conheço e adaptados às decisões: Tiago Granja, Junior Alves, Jhone e Jean. /// No blog "Belas no Esporte", a escolha do mais bonito jogador do futebol cearense está equilibrada. Dudu (Guarany de Sobral) está com 21,95% (36 votos) e Erivélton (Ceará), 18,90% (31 votos). Acesse o blog e vote.

Recordando

Este espaço é feito pelos leitores que me enviam fotos antigas. Alguns colaboradores cuidam de todos os detalhes. Outros, porém, não me mandam a identificação dos atletas. Isso dificulta o trabalho. É o caso, por exemplo, da foto de hoje, do time do Itapipoca. O colaborador, Ricardo Amorim, não passou os dados. Espero que o Eudi Assunção, presidente do Ita, identifique o grupo e me mande os detalhes.