Matéria-970796

Alerta geral contra o "já ganhou"

Voz unânime: o Ceará está sendo tido e havido como campeão de 2011. Nas manifestações recebidas no Debate Bola (TV Diário), os internautas não deixaram por menos: todos davam como certo o título para o Ceará. A mesa do programa também se manifestou pelo favoritismo alvinegro. O ex-jogador e hoje técnico Josué, que ganhou muitos títulos pelo Ceará, disse igualmente que o Ceará está com o título na mão. Em Porangabuçu, porém, há um alerta geral contra o perigoso e traiçoeiro "já ganhou". Lá, todos reconhecem a melhor estrutura do clube, mas não querem jamais transformar em soberba o reconhecimento dessa verdade. A ordem é manter a humildade, o respeito aos concorrentes e consciência de que nada até agora foi conquistado. Experiências passadas deixam o Vovô com as barbas de molho.

Cotovelada

Hoje, Siloé não é mais para o Flamengo o desconhecido de modesta equipe da região metropolitana de Fortaleza. A defesa do mengo terá agora um cuidado a mais. Jamais o deixará, com a bola dominada, correr de seu próprio campo até a área rubro-negra. Lembram-se da cotovelada maldosa, desleal, de Thiago Neves, no rosto de Siloé? Ali um sinal definitivo de que os flamenguistas se sentiam incomodados com o atacante cearense. Foi uma tentativa de tirá-lo de jogo. Olho vivo.

Respeito

O Horizonte sabe que enfrentar o Flamengo é sempre um desafio diferente. No Engenhão, tirou de todos um possível assombro. Encarou, segurou o empate (1 x 1). Mas isso não reduziu em nada as dificuldades do jogo de volta. Entendo até que este de amanhã no Domingão será mais difícil. Apresento vários motivos: primeiro, o Flamengo agora sabe que o Horizonte não é um time qualquer, tipo alguns que transitam de forma efêmera pela Copa do Brasil; segundo, já pregou uma peça no Guarani de Campinas dentro do Brinco de Ouro da Princesa em São Paulo; terceiro, barrou a pretensão de vitória fácil do Flamengo dentro do Rio de Janeiro. Toda atenção do mundo também na arbitragem.

Nova oportunidade

O técnico Júlio Araújo, na semifinal do primeiro turno, quando perdeu por 2 a 0 para o Fortaleza, foi acusado de ter mudado nessa partida o estilo ofensivo do Guarani/J, fato que motivou a derrota e a eliminação. Agora Júlio tem a segunda chance. Pega o Horizonte. A experiência passada ainda o incomoda. Por isso estuda com critério o modelo a adotar.

Força sobralense

Guarany chegou. A despeitos de tantas mudança de treinador, está na semifinal. É importante a presença da querida cidade de Sobral no afunilamento. Luiz Torquato tem a sua maneira de fazer futebol. Apesar de muitas vezes contestado, não raro, ele acaba acertando. O time tem bons valores como Júnior Alves, Thiago Granja, Jhony, James, Jean, Dudu e Fábio. Pena Wanderley ter recebido o terceiro amarelo. Poderá criar embaraços ao Ceará.

Vice-campeão

A propósito do Recordando de hoje, quando registro que o time de futebol profissional do Usina foi quatro vezes vice-campeão cearense, lembro que o Icasa também chegou a quatro decisões, sendo vice: 1993, 1995, 2007 e 2008. Detalhe: em 1999, o Juazeiro, espécie de sucessor do Icasa, também foi vice-campeão. O Icasa tem um título estadual, conquistado no tapetão em 1992, ano dos quatro campeões (Icasa, Ceará. Fortaleza e Tiradentes).

Recordando

Dia 3 de setembro de 1952. Rara foto do Usina Ceará Atlético Clube, numa temporada em Limoeiro do Norte. A foto me foi enviada pelo dr. Ranalfo Junior. Pena que, de todo o grupo, apenas foi identificado o técnico Popó, o primeiro a partir da esquerda. O Usina foi quatro vezes vice-campeão cearense: 1956.1957, 1961, 1962. Poucos anos depois, o time, que pertencia à Fábrica Siqueira Gurgel, foi extinto.