Matéria-964352

Delícias do primeiro lugar

O Itapipoca poderá experimentar a delícia da liderança isolada, pelo menos por algumas horas, caso ganhe do Horizonte hoje à tarde no Domingão. E até poderá permanecer na liderança, caso o Ceará à noite seja derrotado pelo Tiradentes. Não acredito que o alvinegro tropece diante do Tigre. Mas a goleada que o time da Polícia Militar aplicou no Guarani de Juazeiro (0 x 5) serve de alerta aos comandados de Mancini. O Itapipoca é a maior surpresa do returno pela forma como reagiu após alguns insucessos. O Horizonte andou cometendo erros grosseiros, quando cedeu o empate ao Icasa (2 x 2) após abrir 2 x 0 e ter um jogador a mais. O Ceará está mais inteiro no campeonato, a despeito dos solavancos que culminaram com a saída de Dimas Filgueiras. Acho difícil a delícia do primeiro lugar mudar de dono. Mas em futebol tudo é possível.

Favorito

O Ceará tem o título quase na mão. É púbico e notório o favoritismo alvinegro. Muita gente interpreta de forma equivocada a minha colocação. Quando digo que alvinegro é favorito, não estou afirmando que já seja campeão. Apenas ressalto que as condições lhe são extremamente favoráveis. Aliás, a maioria da crônica e do público também reconhece assim. O técnico Vágner Mancini tem a vantagem de dispor do melhor elenco. Basta explorar essa patente superioridade.

Pentacampeonato

No Fortaleza, cometerá grave erro de avaliação quem se detiver na observação das crises do passado. Há momentos em que nenhum efeito produzirá a desforra. Hora de quebrar o retrovisor. Se o Leão do Pici quer levar mesmo adiante o sonho do penta, a primeira providência é olhar para frente, mirar os adversários, cabeça erguida, pulso forte. Impor-se como time grande pelos títulos, pela história, por "aquelas camisas". Assim terá de encarar Quixadá, Crato e Icasa. Mais que pôr em prática os conhecimentos de futebol, Ferdinando terá que buscar o sentimento do grupo como fator de reerguimento. O abatimento inibe; a força mental supera. Essa segunda parte é o caminho indicado ao Leão.

Retomada ou nunca

O Guarani sofreu apagão. Há dois jogos não põe em prática o belo futebol que a todos encantou. Jerson, Júlio Araújo e Niel, se querem mesmo voltar a sorrir, terão de fazer um pacto pela retomada. Para recuperar o prestígio e a confiança, o Leão do Mercado terá de voltar a jogar sério. Se assim não for, passará por sérios problemas.

Oscilações

O Icasa nem de longe lembra o time que fez boa campanha na Série B nacional. Melhorou um pouco, mas não dá para comparar. /// O Tiradentes fez belas exibições. Chegou a empolgar. Depois desonerou. Voltou a surpreendeu quando aplicou 5 x 0 no Guarani de Juazeiro em pleno Romeirão. Questão é saber como se comportará daqui para frente. /// Dos que lutam pela artilharia, a mim me parece que Wanderley, do Bugre, é o mais habilidoso.

Notas & notas

Quatro cidades participarão da Copa Corinthians (Master), de 16 a 23 de abril: Icó, Pereiro, Jaguaribe e Solonópole. Os jogos serão no Estádio de Jaguaribe. O troféu ao campeão terá o nome do comentarista Sérgio Pinheiro. /// João Marcos continua sendo um dos mais regulares jogadores do futebol cearense. No Ceará, ele mantém o mesmo ritmo e o mesmo empenho. Dificilmente joga mal. /// Kaio Cézar cada vez mais brilhante, narrando futebol.

Recordando

O veterano jornalista Meton Maia e Silva completará 91 anos no próximo dia 22 de abril. Ele foi presidente do Esporte Clube Limoeiro, campeão da Copa do Sertão em 1957 e exerceu em três mandados a função de delegado da Apcdec. É membro da Aceji, da Almece e da Academia Limoeirense de Letras. Aposentado do IBGE. É colaborador, relembrando fatos do futebol cearense.