Matéria-959736

O Ceará de Mancini

Sai o Ceará de Dimas; entra o Ceará de Mancini. O que mudará no alvinegro? É imprevisível. Tudo dependerá das circunstâncias. Cada treinador tem sua filosofia. Só mesmo o tempo revelará por inteiro o modelo Mancini. Em que pontos seguirá Dimas e em que pontos adotará nova maneira de pensar? Entendo que, a princípio, Mancini não fará alterações. Depois, à mercê de suas obervações, promoverá as correções necessárias.

Mas de uma coisa podem ter convicção: Mancini não veio para ser monge contemplativo. Ele sabe que terá a vitrine nacional na Série A. Uma autêntica catapulta. O título estadual valerá para o currículo, mas a projeção quem dá é mesmo o Campeonato Brasileiro. Por enquanto, predomina a expectativa.

O jogo de hoje, diante do Icasa, será apenas o primeiro passo de uma longa caminhada.

A rodada

Jogo dos desesperados: Crato x Limoeiro. /// Tiradentes x Itapipoca, jogo de seis pontos para times que estão com 10. /// Liderança em jogo com o favorito Guarani/J visitando o Quixinha. Detalhe: o gramado do Abilhão dificultará o que o Guarani/J tem de melhor: o toque envolvente e a rápida troca de passes. /// Amanhã, na Barra, Ferroviário x Guarany de Sobral: Ferrão lutando contra suas sombras. /// Ceará favorito diante do Icasa.

Rol dos melhores

Não faz muito, o nome do técnico Júlio Araújo aparecia à sombra do irmão mais famoso, Flávio Araújo. Eu mesmo, ainda anteontem, escrevi Flávio ao referir-me ao técnico do Guarani. É o subconsciente. Mas Júlio ganhou autonomia. Soube gradualmente firmar seu nome. Primeiramente com boa passagem pelo Maranguape. Já agora no Guarani/J, de forma bem convincente. As vitórias obtidas diante de todos os times grandes o colocam no rol dos melhores do futebol cearense.

Recordando

1959. O desportista José Alves de Moura fundou na Comunidade Arraial Pará, em Limoeiro do Norte, o time Palestra Futebol Clube. O nome do time foi escolhido em homenagem ao Palestra Itália de São Paulo (hoje Palmeiras) que realizou temporada em Fortaleza com craques famosos como Luizinho, Jurandir e Feitiço, dentre outros. (Colaboração do jornalista Meton Maia e Silva).

Reencontro com melhor futebol

Régis foi o melhor do Fortaleza na vitória sobre o Ceará. Mas em Juazeiro, na derrota para o Guarani (3 x 1), ele me pareceu perdido. Poucas vezes vi Régis jogar mal. Confirmado no time hoje, a sua responsabilidade será maior, pois pega um Horizonte que tem Jack Chan, Júnior Cearense, Isaac e Siloé em ótima fase. Hora de Régis reencontrar seu melhor futebol.

Causas e efeitos

Até que ponto a derrota para o Guarani/J comprometeu a confiança do Fortaleza? Entendo que em nada? Resultado normal, já pela excelência que o Leão do Mercado vem apresentando. Mas hoje as dúvidas serão tiradas. Previsão de jogo difícil. O Horizonte vive ótimo momento com Jefferson, Valter, Elanardo, Júnior Cearense, Isaac e Siloé. E ainda tem a opção de Diego Palinha. Despachou o Guarani/SP dentro de Campinas. Portanto, o Fortaleza sabe a qualidade do visitante. Não quero acreditar que Régis, Marcos Paulo, Bismarck e Adriano Pimenta repetirão o desempenho do jogo anterior, onde renderam muito aquém do que são capazes de produzir. Só dois pontos separam Fortaleza e Horizonte.