Matéria-956801

A Copa das surpresas

Gosto muito da Copa do Brasil porque permite situações que nenhum outro certame contempla. Vejam só: quando o Horizonte iria ter o direito de encarar o Flamengo do Rio de Janeiro numa disputa direta, eliminatória? Pois está aí o grande momento. E não se surpreendam se o time de Roberto Carlos vier a fazer uma graça. Uma das características da Copa do Brasil é, não raro, antecipar a viagem de volta de muitos favoritos. Faz parte do modelo mata-mata. Quanto ao Ceará, da história do time nessa competição consta uma final com o Grêmio/RS (1994) e uma semifinal com o Fluminense em 2005. Mas o Ceará foi também vítima de algumas zebras em casa: eliminado pelo o Central de Caruaru e também eliminado pelo Corinthians do Paraná. Imprevisível desfecho, independente do valor dos adversários.

Líder em ação

No Fortaleza o jogo com o Guarani, em Juazeiro, está sendo encarado como uma decisão. Flávio Araújo tem estudado criteriosamente as possíveis alterações.

Ele sabe que, no aspecto moral, uma vitória sobre o vice-líder consolidará a confiança readquirida após a vitória sobre o Ceará. Dos novos contratados, no clássico Itacaré foi o único que não teve tempo para mostrar seu futebol.

Henrique e Everton cumpriram bem suas missões.

Agora na Verdinha

O narrador Antero Neto ganha espaço na Rádio Verdes Mares, AM - 810. Comandará o programa Domingo Esportivo, de 13h30 às 15hs. O projeto que elaborou é muito interessante. A interação será intensa, aproveitando as ferramentas disponíveis. O torcedor terá participação direta. Antero é a presença talentosa da nova geração no rádio e na televisão cearenses. Certamente alcançará êxito no novo desafio, pois ele é muito criterioso em tudo o que faz. Sucesso, amigo!

Comum acordo

Conversei com Dimas Filgueiras. Ele me disse que, após o clássico com o Fortaleza, pediu ao Evandro Leitão a antecipação da vinda do novo treinador, por motivos óbvios. Mancini conhecerá o grupo no sábado, quando Dimas comandará o Ceará diante do Crato. Como a contratação do novo treinador foi de comum acordo, afastada está a hipótese de desrespeito a Dimas, que manteve o time na Série A, colocou-o na Sul-Americana, ganhou o primeiro turno e pôs o Ceará nas oitavas da Copa do Brasil. Por isso mesmo, a torcida não pode reclamar de Dimas que teve 100% de aproveitamento nas metas que estabeleceu após assumir o clube.

Recordando

Década de 1990. Ceará Sporting Club. A partir da esquerda (em pé): Anselmo, Aldemir, Rômulo, Jaime, Airton e Claudemésio. Na mesma ordem (agachados): Gilson, Ronaldo Salviano, Sérgio Alves, Fábio e Márcio Alan. Desse grupo, faz tempo não vejo Jaime, Airton, Claudemésio e Marcio Alan. Vez por outra encontro Ronaldo Salviano e Sérgio Alves. (Acervo de Elcias Ferreira).

À espera - do Flamengo

O experiente goleiro Jefferson tem sido fundamental na campanha do Horizonte na Copa do Brasil. A notável classificação diante do Guarani, em Campinas, muito se deve à sua atuação. Fez três defesas importantes, duas delas em conclusões de Fabinho e Carlinhos. Sim, o herói do jogo foi Diego Palinha, mas Jefferson também foi destaque. Agora vem o Flamengo.