Matéria-951678

Fim do prazo para contratações

Não será uma sexta-feira, 13, mas a próxima sexta-feira, dia 25 de março, anda assustando muita gente no futebol. É que esgotado estará o prazo para contratações de reforços pelos clubes para o Campeonato Cearense deste ano. Lamentavelmente, há sempre as contratações de última hora. Estas decorrem da insatisfação com a produção do elenco ou da queda de rendimento no perigoso turno da morte. Quem, como o Ceará, já tem vaga na final do certame, até pode ficar mais tranquilo. Mas os que lutam para lá chegar terão de assumir alguns riscos: primeiro, pela pressa; segundo, o pouco tempo que os contratados terão para o devido entrosamento. Pouco mais de um mês falta para o término do certame. Portanto, tiro curto para a turma chegar, entrar e mostrar serviço imediato. Faca de dois gumes, pois. Mas não há outra alternativa.

O escolhido


Pelas circunstâncias, o Quixadá, que nada tem a ver com a insatisfação existente no Ceará, será o escolhido pelo alvinegro para limpar a barra junto à galera. Justo contra o Quixinha voltam Iarley, Marcelo Nicácio, Júnior e Cleber. A derrota diante do Guarani gerou alerta em Porangabuçu. Poupar agora somente em caso de contusão ou se o time alcançar boa margem no segundo turno. Sendo assim, nada de time misto a partir de agora.

Calma, gente

Verdade que a teimosia de Dimas Filgueiras muitas vezes irrita a torcida. Mas não entendo esta bronca toda contra o treinador. Críticas construtivas, sim; crítica injusta e pesada, não. Como levantar a voz contra um técnico que perdeu apenas uma partida? Como querer detonar um treinador que ganhou o primeiro turno? Manifestar insatisfação e pedir correções de rumo é correto. Tudo bem. Mas fazer de Dimas alvo de ataques grosseiros é leviandade e burrice.

Recordando

À primeira vista, a torcida do Fortaleza talvez não lembre desse zagueiro que atuou no Leão em 1977. Mas ele ficou famoso no Palmeiras/SP. Sagrou-se tricampeão mundial pelo Brasil na Copa de 1970, no México, na reserva de Brito. Seu nome: Baldochi. Hoje, é produtor no ramo de leite, café e soja e dono da Baldocchi Madeiras & Móveis em São Paulo. (Acervo de Jurandy Neves).

100% de aproveitamento

A Barra em festa logo mais. Há muitos anos o Ferroviário não jogava ali na condição de líder absoluto e isolado do certame. E mais: com 100% de aproveitamento no returno. Tigre o adversário. É para superlotar o "Elzir Cabral". Não há desculpa para ausência. O goleiro Ari, destaque do clássico tricolor, é atração. O homem está pegando tudo. Até pênalti.

Jogo de cintura

Quem entrará no lugar de quem no time do Fortaleza? O anúncio de contratações geralmente mexe com a cabeça do elenco, gera instabilidade. Pelas posições anunciadas, já se sabe quem estará a perigo. O técnico Flávio Araújo precisará de jogo de cintura para conciliar situações embaraçosas daí decorrentes. A propósito de nomes, procede a indignação do vice-presidente Osmar Baquit a quem foi negada a informação sobre os atletas que estão na mira do Leão. Se a um estranho, tudo bem. Mas o homem é vice-presidente eleito. Esses constrangimentos internos poderiam perfeitamente ser evitados. Não deixa de haver desgaste quando o desencontro de opiniões toma um rumo assim.