Matéria-937481

Como nos velhos tempos

Ceará na ponta, sem surpresa. Tem sobra. Time misto diante do Guarany no Junco manteve a invencibilidade (2 x 2). O Guarany iniciou melhor a fase final e fez 2 x 0 com Wanderley e Claiton. Festa efêmera. Nicácio reduziu para 2 x 1. Logo depois Claiton estragou tudo: foi expulso. Osvaldo entrou e puxou a reação alvinegra. Caminho aberto para Washington que empatou. Bugre apertou no final, mas esbarrou nas defesa de Fernando Henrique. Deu bobeira o Guarany. O empate com o Limoeiro na rodada passada comprometeu. O jogo da classificação era ali. Não foi. No Pici, o Fortaleza passou por cima do Icasa. Esmagou: 5 x 1. Confirmou a vice-liderança e a vantagem do mando de campo. Ganhou moral para o jogo de volta com o Fast na quarta. Na hora da definição, Ceará e Fortaleza nos dois primeiros lugares. Como nos velhos tempos.

Destaque

O atacante Niel a todos surpreendeu pelo notável desempenho no Guarani/J, sendo um dos principais responsáveis pela classificação do Leão do Mercado para a semifinal. Niel teve de superar o insucesso de sua passagem pelo Fortaleza, onde as coisas não correram bem. E reencontrou seu melhor futebol justo na casa que o acolheu. Superou nomes famosos como Nicácio, Tatu, Washington e Wanderley. E, nesta fase, dividiu a artilharia com Clayton do Tiradentes (7 gols).

Observatório

O zagueiro Gilmak cada vez melhor no aproveitamento das bolas altas para assinalar gols. No de ontem, lembrou o Ronaldo Angelim. /// Quem mudou demais o elenco acabou pagando caro. Basta ver a situação de Icasa e Guarany de Sobral. Nem de longe lembraram os bons times do segundo semestre de 2010. /// O técnico Filinto Holanda foi picado pela própria cobra que ele criou. O Horizonte, que Holanda montara, atropelou o Ferroviário dentro do Barra (5 x 3). E Filinto, que estaria na semifinal, termina a fase com o Ferrão na lanterna. Mas diz que vai recuperá-lo no returno. Deus queira. /// Horizonte foi a outra surpresa desta fase, embora tenha conquistado a vaga na última rodada.

Indicando novos caminhos

Na minha avaliação, a surpresa positiva da fase classificatória, que ontem terminou, foi mesmo o Guarani de Juazeiro. Explico: o Leão do Mercado começou o certame sem badalações. De forma discreta, o técnico Júlio Araújo conseguiu montar um grupo consistente. Fez do ótimo jogador Jerson o cérebro da equipe. Agora terá desafio mais complicado.

Detalhes

Em Sobral, o zagueiro Fabrício voltou jogando bonito na zaga do Ceará. Recado dado: uma das vagas de titular é dele. /// Atacante Clayton, do Tiradentes marcou sete gols. Se tivesse vindo de fora, seria festejado sempre. Mas, como é daqui, santo de casa não obra milagre. Um dia terá reconhecido o seu valor. /// Claiton (Guarany/S), não se dá carrinho desnecessário no meio do campo. Isso é primário. Profissional não pode cometer bobagem assim.

Notas & notas

A empresária Vânia Peixoto é proprietária da Natu Polpa, que fica na Rua Marechal Deodoro bem defronte ao PV. Vânia aniversariou. Na festa comemorativa, disse que seu melhor presente será a reabertura do PV. Parabéns. Calma, Vaninha! Já, já o PVzinho de açúcar reabre. /// Walmir Araújo é mesmo um bravo. Levar o Quixadá como ele leva, decididamente só muito amor ao futebol. Bastou ser acolhido no Abilhão, ganhou bonito: 3 x 2 no Crato.

Recordando

Década de 1970. Jogos importantes marcaram a inauguração do Romeirão. Aí a presença do Fluminense/RJ em Juazeiro do Norte. A partir da esquerda: Humberto Mendonça, seu irmão Bosco Mendonça, Rivelino, e os empresários José Afonso e Walter Leite. Detalhe: Humberto, ex-parlamentar e admirável figura humana, aniversariou sábado passado. Foi alvo de justas homenagens.´