Na medida certa
A marta que primeiro chamou minha atenção foi a baiana Marta Rocha, miss Brasil de 1954, segunda do mundo no concurso de Miss Universo. Perdeu o título de mais bela do planeta para a americana Mirian Stenvenson. Inventaram duas polegadas a mais nos quadris de Marta para tirar dela o título mundial. Injustiça. Passou.
Hoje, uma outra brasileira Marta a todos encanta: é Marta Vieira da Silva, jogadora de futebol do Santos, alagoana, eleita pela Fifa a melhor do mundo pela quinta vez consecutiva. Na premiação, o Teatro Kongresshaus de Zurique, na Suíça, curvou-se ante o talento dessa jovem de 24 anos.
Ela tem velocidade, dribles fáceis, o gingado brasileiro do futebol-arte. No esporte não há como os estrangeiros inventarem duas polegadas a mais. Marta Vieira faz tudo na medida certa. Quer eles queiram, quer não.
"Estreia" real
O goleiro Fernando Henrique esteve em campo na vitória do Ceará sobre o Quixadá (1 x 0), mas, no meu entendimento, não estreou. Explico: apenas duas defesas facílimas, que mais pareceram recuo de bola. Hoje, creio, haverá a "estreia" para valer. Então será possível avaliar o goleiro que assumiu o lugar de Adilson. Só o tempo dirá quem se fixará mesmo como titular da meta alvinegra. Disputa interna que espero seja sadia, respeitosa, como realmente convém.
Avanço gradual
Nesta segunda apresentação do time de astros do Ceará uma certeza: todos farão o possível para mostrar avanços significativos diante do Crato, hoje. O padrão mostrado no domingo passado ficou aquém do esperado. Não empolgou a galera que queria exibição de gala. A realidade é diferente.
Os avanços terão de ser alcançados de forma gradual, na medida em que os jogos forem acontecendo, como bem colocou o atacante Iarley, quando esteve no Debate Bola. A ideia de exibição fica mais para o torcedor. No grupo, predomina o senso de responsabilidade, presteza, compromisso, ou seja, a luta constante pela vitória. Nada de exibicionismo como pensam e querem alguns torcedores.
Respeito nacional e internacional
Uma vida dedicada à pesquisa do futebol. Airton Fontenele chega hoje aos 84 anos de idade em plena atividade. Além dos livros que escreveu, tem um dos maiores acervos nacionais de livros, jornais, revistas, documentos e fotos referentes à Canarinho. Um cearense que conquistou o respeito nacional e internacional, reconhecido pela CBF e pela Fifa. Parabéns.
Avaliação
O Crato montou um time modesto. No jogo passado, por pura desatenção da defesa, tomou dois gols nos dois últimos minutos e perdeu para o Horizonte. O técnico Francisco Marçal ficou indignado. E com razão. O Crato até agora não ganhou de ninguém. Nessas circunstâncias, o superior Ceará tem a obrigação de jogar para frente. Daí Marcelo Nicácio e Júnior no ataque. Daí Heleno no banco. A única situação favorável ao Crato é jogar no Mirandão.
Tigre sensação
O Tiradentes chamou para si as atenções não apenas pelos resultados, mas principalmente pela produção. O ala esquerdo Neilton tem dado show de bola. Garrinchinha, Dedé e Ribinha em perfeita sintonia. E ainda tem o Kaká com seu gol que lembrou o grande Zé Eduardo conforme imagem mostrada no programa A Grande Jogada. A propósito, a TV Diário transmite ao vivo, hoje, às 20h15, Tiradentes x Guarany/S. O Bugre em processo de recuperação.
Recordando
Década de 1980. Artur Ribeiro do Carmo, quando no Ceará. Jogador de todas as posições, exceto goleiro. Zagueiro, volante e atacante de qualidade. Da lateral-direita à ponta-esquerda, dava conta. Brilhou também no Fortaleza e no Botafogo do Rio de Janeiro. Depois de encerrar a carreira de atleta, abraçou a de treinador. Morreu em 2007. (Acervo de Jurandy Neves).