Em busca do penta
O Fortaleza inicia hoje a luta por um de seus mais importantes objetivos este ano: o penta. Nos últimos quatro anos, não deu para ninguém. Em 2007 e 2008, o Leão ganhou as decisões diante do Icasa; em 2009 e 2010, diante do Ceará. Hoje, o tricolor enfrenta o Tiradentes no Estádio Alcides Santos. Pela formação do elenco, indiscutível a situação mais favorável ao Leão do Pici, até porque já começa em casa.
Há muitas novidades no time de Flávio Araújo em meio a gente conhecida como Fabiano, Guto, Leandro e Bismarck. O jovem Vinícius é esperança de gols. Marcos Paulo tem referências elogiosas. O adversário tricolor, o Tiradentes, tem composição mais modesta, embora conte com alguns bons jogadores como Dedé, Danúbio e Cleyton. Ainda assim, mesmo o jogo sendo no Pici, o Tigre pode oferecer resistência.
Principal opositor
Na luta contra o penta tricolor, o principal opositor, o Ceará, estreia amanhã, diante do Limoeiro. O alvinegro tem justas razões para estar com o Fortaleza atravessado na garganta, pois nos dois últimos anos o Vovô viu o tricolor dar a volta olímpica. Boa parte do grupo que perdeu o título 2010 permanece em Porangabuçu. Portanto, espécie de contas a ajustar neste 2011. Da decisão do título no ano passado, continuam no Ceará Diego, Luizinho, Fabrício, Michel, Ernandes, João Marcos e Geraldo.
Agora para valer
Testes diante do Baraúnas e do Beberibe fazem parte do passado. Agora o Ferroviário, do técnico Mirandinha, será cobrado pelo que a nova gestão prometeu: não ser apenas mero participante. Quer o título. No elenco, alguns jogadores que a torcida e a crônica conhecem bem: Teles; Gladstone, Rômulo e Juranilson. Os demais entram com o aval do grupo gestor. Se grande a responsabilidade do Miranda, maior a expectativa com relação à estreia hoje diante do Crato no Mirandão.
Melhores do mundo
A escolha da Fifa, não raro, padece contestações. Os eleitos foram Messi e Marta. Quanto à brasileira, tudo bem; quanto ao argentino Messi, melhor que ele em 2010 foi Iniesta que levou a Espanha ao título mundial. Melhor que Messi foi também Diego Fórlan, do Uruguai, melhor jogador do Copa do Mundo da África. Mourinho foi eleito o melhor técnico de 2010. Melhor do que ele foi Vicente Del Bosque, da Espanha, campeão do mundo.
Recordando
Década de 90. Santana Têxtil F. Clube, com ex-profissionais. A partir da esquerda (em pé): Demir, Valter, Manoel Capuçá, Humberto, Joel Maneca (ex-Ceará, ex-Fortaleza e ex-América), Osvaldo e Erasmo (ex-Ceará) . Na mesma ordem (agachados): Corcel, Juca (falecido), Zé Maria Paiva, Raimundo Delfino Filho (controlador do Grupo Santana Textiles), Goiaba, Vavá e Babazinho. (Acervo de Jurandy Neves).
Maior oportunidade
Muito se defendeu o comando de técnico local para os grandes desafios.
O Fortaleza pegou o mote e apostou todas as fichas no treinador Flávio Araújo.
Ele há alguns anos esteve no Pici, mas lá não encontrou condições ideais.
Agora está sendo diferente: Flávio tem à disposição estrutura, elenco, ambiente e condições favoráveis. Está aí a sua grande oportunidade.