Matéria-894279

Ajuste de contas com o Vasco

O Ceará vai a São Januário, domingo, encarar o Vasco da Gama de PC Gusmão. Uma espécie de ajuste de contas porque o time cruzmaltino foi o único que conseguiu ganhar do Ceará no Castelão. Mas vale uma observação: talvez a derrota só tenha acontecido porque o Ceará estava na terrível fase de transição, ou seja, na efêmera passagem do técnico Mário Sérgio que desonerou todo o grupo.

Mário havia mexido no que o Ceará tinha de melhor: a defesa. Resultado: desarrumou o que estava pronto e não arrumou o que precisa ser arrumado, o ataque. Portanto, o Vasco pegou o Vozão na época do terrível desmonte provocado pelo Mário. Já agora o Vasco pegará um Ceará recomposto, com brio elevado, visto ter alcançado as metas de permanência na Série B nacional e de vaga na Sul-Americana. Hora, pois, de um ajuste de contas.

Virada de página

Fortaleza esquece o que houve de errado este ano e leva de lembrança positiva e inesquecível apenas a conquista do tetracampeonato. Espécie de virada de página. Aliás, do título estadual de 2010, poucos jogadores ficaram. Há como que no Fortaleza uma renovação na forma de pensar e de agir. Contratações dentro da realidade, mas com base em critérios técnicos bem definidos. Caso do zagueiro Gilmak que retornou ao clube. Ele foi um dos melhores do tetra.

Situação diferente

No jogo contra o Vasco no Castelão, o Ceará formou com Michel Alves, Fabrício, Sacoman e Pablo (Geraldo); Oziel (Vandinho), João Marcos, Careca, Camilo e Ernandes; Kempes e Magno Alves. Na época, Boiadeiro estava fora. Michel e Heleno não atuaram. Geraldo começou no banco e só entrou depois que, ainda no primeiro tempo, Pablo mostrou-se confuso. Observem que jogou Oziel.

Este passava por uma fase ruim. O atacante Kempes também confuso e não adaptado. Enfim, o Vasco pegou um Ceará desorganizado. E PC Gusmão, que conhecia bem o Ceará porque o montara, soube disso tirar o melhor proveito para o Vasco. Mas agora pega pela frente o organizado Dimas Filgueiras.

Tempo de avaliações finais

Dezembro chegou e com ele os tradicionais balanços e escolhas dos melhores do ano. Mas qual foi a mais importante contratação do futebol cearense em 2010? Resposta simples: Magno Alves. Ele foi apresentado no dia 23 de julho. Em poucos meses transformou-se no maior destaque da temporada. Sem ele, o Ceará não teria alcançado o enorme êxito que alcançou.

Avanços

Crateús teve um ano bom no esporte. O time de futebol sagrou-se campeão da terceira divisão cearense. O time de futsal de Crateús também fez bonito, inclusive tendo seu jogador, Jeanzinho, sido eleito o melhor da competição. Para 2011, os projetos são mais ambiciosos. O dirigente Quimides sonha com o título no futsal e classificação para a Série B cearense no futebol. Mas para isso as parcerias e investimentos terão de ser ampliados.

Notas & notas

Sucesso o passeio ciclístico Fortaleza/Aquiraz, promovido pelo "Rapadura Bike". A recepção foi no Catuleve - Clube de Aviação Desportiva. /// Pêsames aos familiares do piloto Daniel Maia que morreu quando disputava prova automobilística no Eusébio. /// Dia 4 de dezembro, no Palácio Maçônico de Canindé, Chico Carloto entregará o troféu Francisco Xavier de Medeiros aos que se destacaram em Canindé, Paramoti, Itatira, Caridade e Madalena.

Recordando

1954. Time do Gentilândia no tem em que a camisa ainda era branca com listas azuis. A partir da esquerda (em pe): Luiz Eduardo, Teófilo, Pedro Simões (Pedrinho), Zé Furtado, Otávio, Antonio Carlos e o técnico Airton Monte. Na mesma ordem (agachados): Luiz Martins, Betinho, ? , ? , e Bill. Quem identifica todo o grupo? (Colaboração de Jurandy Neves de Almeida).