Matéria-888068

Consolidação alvinegra

Hoje, por mais paradoxal que pareça, o Ceará tem o seu menor e maior desafio. De um lado, o estraçalhado Grêmio Prudente, que já foi Grêmio Barueri, agora lanterna e rebaixado. Aí teoricamente o desafio menor. O maior: consolidar vaga na Copa Sul-Americana. As situações se entrelaçam: o Grêmio/SP busca saída honrosa; o Ceará busca honrosa chegada numa competição maior. Dimas Filgueiras e Michel Bastos, com que quem conversei pessoalmente, descartam qualquer possibilidade de jogo fácil. Pelo contrário: afirmam que esse será um dos mais difíceis, talvez até mais complicado que os dois restantes, ou seja, diante do Atlético/PR e do Vasco da Gama. Bom que o elenco todo pense assim. Dessa forma monta-se uma barreira contra possível surpresa. Como citei na chamada de ontem: o Grêmio/SP está rebaixado, não morto.

Votação

Começa a apuração sobre os melhores de 2010 em diversos órgãos de comunicação. Houve a escolha dos melhores do Campeonato Cearense, que não pode ser confundida com a dos melhores do ano. Aquela contemplou uma parte; esta contempla o ano inteiro. Busca quem mais ficou em evidência na maior parte da temporada. Geraldo, a despeito de momentos difíceis, prevaleceu, creio, com bom futebol durante o período mais longo do ano. Um nome para ser lembrado.

Mirante

O Grêmio, que enfrenta hoje o Ceará, vem dando oportunidade a jovens valores. Toda atenção em dois deles: Willian, de 18 anos, que já assinalou cinco gols, e o meia Rhayner, de 20 anos. Eles entram querendo mostrar serviço, independente da posição do time. É assim que o Grêmio/SP, mesmo rebaixado, vem engrossando com os adversários. /// Misael novamente contundido. Um belo começo de ano para um segundo semestre de seguidas contusões. O que seria o ano da afirmação acabou virando permanente incerteza. /// Dimas não levou ala no banco. Se houver problema com Boiadeiro ou Arlindo, o técnico terá de improvisar. /// Clodoaldo de volta. Se derem chance, ele faz.

Hora de ouvir a voz da galera

Arlindo Maracanã, versátil. Já o vi atuar em todas as faixas do campo. Para alguns, peladeiro; para outros, talento. Fico com essa última parte. Maracanã bate falta com muita precisão. Questão é saber se suportará o jogo inteiro. Ainda assim, o treinador resolveu apostar nele. Ouvir a voz da galera é bom, principalmente quando o jogador faz o que ela gosta.

Dificuldade

Qual o técnico do ano? A avaliação não é fácil. Vejam bem: Filinto Holanda foi o melhor do Campeonato Cearense 2010. E pode levar o Horizonte à Copa do Brasil. Mas Dimas Filgueiras foi quem pegou o maior desafio, pois, além de receber o Ceará desmontado por Mário Sérgio, teve de enfrentar de cara os melhores times do Brasil. E conseguiu resultados impressionantes diante de Flamengo, São Paulo, Santos, Internacional. Logo...

Notas & notas

O médico José Roberto Campos de Barros lançará no dia 9 de dezembro, às 19h30, na Reitoria da UFC, o livro de sua autoria "Medicina do Esporte para Iniciante e Atletas". Ótima Orientação para quem busca saúde mediante atividade física. /// Nos dias 26 e 27 de novembro a Educação Física e o Esporte Escolar serão destaque em Fortaleza no Seminário Luso-Brasileiro de Educação Física e Esporte Escolar. Informações no site http://www.cref5.org.br