Rebaixado, não morto
Grêmio Prudente fora. Já desceu para a Série B 2011. Sua diretoria escreveu uma carta, pedindo desculpa à população de Presidente Prudente pelo fracasso na competição. Pois é esse desmoralizado Grêmio que põe em alerta o Ceará. Dimas Filgueiras foi o primeiro a falar sobre o risco de um time assim. Ontem o goleiro Michel Alves também advertiu sobre o risco que representa esse humilhado time paulista.
Os exemplos foram tirados do jogo em que o Atlético do Paraná, franco favorito, padeceu horrores em casa na rodada passada, exatamente diante do Grêmio/SP. O Atlético venceu por 2 a 1, mas passou sufoco, mesmo com um jogador a mais. O Grêmio meteu duas bolas na trave e só nos minutos finais tomou o gol que decretou seu rebaixamento. Vale a advertência de Dimas e de Michel Alves: o Grêmio Prudente está rebaixado, não morto.
Encaminhamento
As notícias no Fortaleza ainda não têm a marca definitiva da nova diretoria porque o time experimenta uma fase de transição. Mas o diretor de futebol profissional, José Rocha, vai fazendo a parte que lhe toca. Adianta as negociações com os que interessam ao clube para a temporada 2011. Assim, dentre outros aí estão Flávio Araújo e Gilmak. Claro que o anúncio oficial de todas as contratações acontecerá no momento adequado. Mas, até lá, cada acordo será divulgado a seu tempo.
As mexidas
Dimas Filgueiras explicou as modificações que fez. Agora quem vai puxar as subidas pela esquerda é o Arlindo Maracanã. Com a contusão de Anderson, Sacoman não mais terá a incumbência de subir como antes era a intenção do treinador. E o Reina fica no banco, aguardando o momento ideal de entrar. Tudo bem.
Dimas está no cotidiano, examinando detalhes de cada um. Se quisesse simplificar, no trivial mesmo, teria posto Boiadeiro, Fabrício, Erivelton e Eusébio. Mas Eusébio não foi bem em Porto Alegre. Sim, mas quem foi bem em Porto Alegre? Ninguém. Taí o Arlindo Maracanã que é bom quando tem liberdade para jogar. Atua bem em qualquer parte do campo. É versátil. Queira Deus dê certo.
A um passo da Copa do Brasil
O técnico do Horizonte, Filinto Holanda, eleito o melhor do Campeonato Cearense 2010, disse há alguns meses que seu objetivo era colocar o Horizonte na Copa do Brasil. E passou a trabalhar exclusivamente para isso. Agora, tem todas as vantagens para chegar lá. Pode até perder por 1 a 0 para o Icasa que ainda ficará com a vaga. É um dos bons da nova geração.
Derrota
Mano Menezes conheceu seu primeiro insucesso na Canarinho. Normal. Pena que tenha sido logo diante da Argentina. Passa. /// Ronaldinho Gaúcho não anda com sorte. No dia em que retornou à seleção principal, pisa novamente. /// Já imaginaram se o técnico da Seleção Brasileira fosse o Dunga? Deus meu, o pau teria comido na cabeça dele. Mas, como foi o Mano Menezes, a imprensa do Sul/Sudeste contemporizou. Dois pesos...
Notas & notas
Observem a ótima qualidade do banco do Ceará: Adilson, Pablo, Erivelton, Reina, Wellington Amorim, Kempes e Clodoaldo. E não é preciso dizer mais nada. /// Time mudar de cidade não é tão incomum. O Grêmio, que já foi de Barueri, é agora de Presidente Prudente. Havia boato de que novamente mudaria de cidade. A diretoria desmentiu. /// Aqui, o Quixadá já teve de passar uma temporada com sede em Horizonte. Voltou para a terrinha. Ótimo.
Recordando
Década de 1970. A partir da esquerda: Joãozinho e Mano, quando defenderam o Ceará Sporting Club. Detalhes: o meia Joãozinho foi revelado pela Seleção de Itapipoca. Depois brilhou no Fortaleza. O ponta-direita Mano também brilhou no Fortaleza e no Ferroviário. Mano é filho do saudoso Vicente Trajano, que se destacou como jogador, técnico e árbitro de futebol. (Acervo de Jurandy Neves);