Matéria-886835

Metas alvinegras para 2011

Conversei muito com o técnico do Ceará, Dimas Filgueiras. Ele quer encerrar sua missão como treinador alvinegro no jogo com o Vasco em São Januário. Ali estará concluída mais uma missão que lhe foi dada. Objetivo dele: deixar o Vozão na Sul-Americana. Ponto final. Mas no alto comando do Ceará há quem ainda sonhe com a permanência de Dimas para 2011, máxime para o Campeonato Cearense, que terá duração de três meses. Pelo que senti da conversa com o treinador, as possibilidades de isso acontecer são mínimas. O Ceará tem como metas para 2011 o título de campeão estadual, permanência na Série A 2012 e o título de campeão da Copa do Brasil. Esses desafios exigirão reforço no atual elenco. Se assim for, dependerá muito da persuasão do presidente Evandro Leitão uma possível permanência de Dimas. Valerão os afagos.

Aposta

Diego Sacoman é o homem que Dimas Filgueiras escolheu para ocupar a ala esquerda do Ceará. Até questionei a produção no setor que me pareceu confusa. O próprio Sacomam andara se embaraçando numa saída de bola que resultou no segundo gol do Grêmio em Porto Alegre. Mas Dimas insistiu na sua decisão. Afirmou que Sacoman já atuou nessa posição e que tem velocidade para subidas rápidas como o treinador quer. Taí nova oportunidade. A conferir, pois.

Opiniões variadas

Há gente para tudo. Os desportistas, então, fazem avaliações variadas. Alguns entenderam que houve exagero por parte da imprensa na cobertura do título conquistado pelo Guarany de Sobral. Ora, amigos, se a imprensa não tivesse feito a cobertura na dimensão que fez, certamente alguns criticariam a falta de maiores espaços. É difícil agradar a todo mundo. Eu entendo que a cobertura foi na medida certa. Enalteceu o Guarany que foi o primeiro dentre os 40 clubes que disputaram a competição nacional. Os que acharam exagero na cobertura devem ser aqueles mesmos que não suportam o sucesso alheio e morrem de inveja do êxito dos adversários. Isso é muito comum no futebol. Deixe para lá.

Profissional do ramo

A Diretoria de Serviços Médicos do Fortaleza na nova gestão está com Vanor Cruz. O homem certo, no lugar certo. Vanor tem uma história no clube, onde foi jogador vindo das bases até se tornar campeão profissional. Depois, já formado médico, seguiu dando sua contribuição em diversos níveis. Feliz a sua escolha para o cargo.

Advertência

Este ano, houve situações embaraçosas de estádios que não foram liberados, fato que gerou sérios problemas: jogos com portões fechados; público fora dos estádios. Um absurdo. Alguns prefeitos tomaram as dores dos desportistas que queriam a todo custo assistir aos jogos. Tudo porque houve negligência. As exigências legais não foram cumpridas. Espero que os vexames não sejam repetidos no certame 2011 que já começa em janeiro. Aviso dado.

Notas & notas

Muito do destaque de Crateús no futsal deve-se ao empenho do empresário Arquimedes Moreira, mais conhecido como Quimidis. Ele é meu primo. Muito discreto e tímido, costuma fugir das entrevistas. Mas espero um dia levá-lo ao Debate Bola na TV Diário. /// A propósito de Debate Bola, domingo próximo receberei a visita dos Luiz Torquato (pai e filho). Homenagem do programa ao Guarany pelo título de campeão brasileiro da Série D.

Recordando

1975. Ferroviário Atlético Clube. A partir da esquerda (em pé): Esteves, Marcelino, Hamilton Aires, Gomes, Vilanova e Coca-Cola. Na mesma ordem (agachados): Birungueta, Luisinho, Amilton Melo, José Maria Paiva e Jaldemir. Detalhes: José Maria Paiva é professor de Educação Física. Vilanova está firme e forte. Nunca mais tive notícias de Jaldemir. (Colaboração de Elcias Ferreira).