Matéria-886155

Acima do tapetão

O título de campeão brasileiro da Série D 2010, brilhantemente conquistado em campo pelo Guarany de Sobral, jamais poderá depender de decisões nos tribunais desportivos. O Bugre se houve com respeito e dignidade durante toda a competição. Jamais transgrediu normas, obedeceu o regulamento, cumpriu prazos, enfim, fez o que tinha de fazer. Em campo, então, superou todos os adversários. Portanto, nenhum motivo deu para impedir reconhecimento oficial com a devida homologação da conquista. Erro foi a morosidade do "tapetão" na apreciação do caso do América/AM. Jamais poderia ter restado qualquer pendência para depois da última partida. Desleixo da CBF, desleixo da Justiça Desportiva. Pusilanimidade inaceitável. Negligência que enodoa qualquer gestão. O Guarany não pode pagar pela irresponsabilidade de terceiros.

Postura firme

A posição do presidente da FCF, Mauro Carmélio, será fundamental na definição do caso relativo ao título da Série D nacional. Se a CBF autorizou a realização da partida que decidia o campeonato, como agora poderá levantar a possibilidade de tornar sem efeito, ainda que por implicação jurídica, um ato legítimo que ela mesma autorizou? Estão brincando com coisa séria. Espero de Mauro Carmélio postura firme, inarredável, na defesa dos interesses do Guarany.

Prejuízo

Deve ficar bem claro que a CBF não dá um centavo para a Série D. Todas as despesas são do cofre do time participante. O Guarany gastou alto para cumprir viagens e hospedagens. Deslocou-se a Santarém/PA, onde fez o primeiro jogo da decisão. Enquanto isso, os membros da Justiça Desportiva, no lugar de acelerarem os processos para eliminação de pendências, deixaram a competição correr normalmente. Desídia que merece repúdio. Se houvesse caso semelhante na Série A, com um Corinthians ou um Flamengo decidindo o título, mandariam jogar a partida antes da solução das pendências judiciais? Duvido. Mas, com a Série D, deixaram as pendências para depois. Um absurdo.

Meta é a Copa Sul-Americana

Muito boa a entrevista de Dimas Filgueiras no programa do Belmino (TV Diário). Explicou a permanência de Sacoman na ala esquerda. Convenceu-me. Confirmou João Marcos, Careca e Marcelo Nicácio. Disse que o Grêmio Prudente, porque franco atirador, é tão perigoso quanto Atlético/PR e Vasco. Será? Sonho de Dimas: confirmar o Ceará na Sul-Americana. Ótimo.

Zelo

É muito fácil para a CBF ficar numa boa, apenas elaborando tabela e regulamento das séries nas quais não injeta um tostão. Não tem prejuízo com nada. Por isso mesmo, deveria ter mais zelo com a competição, visando a evitar prejuízos incalculáveis aos participantes. Ter zelo com o dinheiro alheio é obrigação de quem assume o comando de uma competição nacional, na qual o organizador não investe nada. Mas, pelo visto, não foi o que aconteceu.

Grande teste

Amanhã, Brasil x Argentina, primeiro grande teste de Mano Menezes. Desde 1914, Brasil e Argentinas, seleções principais, enfrentaram-se 93 vezes (37 vitórias do Brasil, 33 da Argentina, 23 empates - 148 gols brasileiros, 147 argentinos). De 2000 a 2009, ampla supremacia brasileira (10 jogos, seis vitórias, dois empates e apenas duas derrotas). Messi enfrentou o Brasil nos últimos quatro jogos, mas nunca venceu. (Dados de Airton Fontenele).

Recordando

Anos 60. Ceará Sporting Club. A partir da esquerda (em pé): Mangaba, Romualdo, Laudenir, William Pontes, ? , ? . Na mesma ordem (agachados): Wellington, Gildo, ? , Dionir e Edilson. Fui colega de Wellington no Liceu do Ceará. Quem identifica o grupo todo? O centroavante é parecido com o Birungueta, que brilhou no Fortaleza. (Colaboração de Jair Braga de Lima - Bairro Otávio Bonfim).