Magnitude do atacante
No transcorrer de Ceará 2 x 2 Flamengo, a torcida gritou em coro: "Nicácio, Nicácio, Nicácio". Ecoou no Castelão. Ele, no banco, ouviu. Dimas ouviu. Quem estava acompanhando pela televisão ouviu também. Quem não ouviu? Seria para o lugar de Washington que é bom no combate, infeliz nas finalizações. Ao lado dele Magno Alves, bom no combate, excelente nas conclusões. Ah se o Ceará tivesse dois iguais ao Magno! Dele dois gols de alta categoria e uma bomba na trave do Flamengo. Magno infernizou, incomodou, intranquilizou o visitante. Nem o grande Ronaldo Angelim soube como barrar as investidas de Magno, que estava marcante na presença e na inspiração. "Magno, Magno, Magno"! Esse, sim, o coro correto para ser gritado o tempo inteiro. Não por acaso o nome dele tem tudo a ver com magnífico, magnitude, magnificável...
Sem espalhafato
Impecável a postura do técnico Dimas Filgueiras. Sereno no observar, comportado nas reações, discreto nas decisões que tomou diante do Flamengo. Nada de encenações bobas para aparecer na TV. No outro lado, cheio de espalhafatos e mogangas, Vanderlei Luxemburgo. Há técnico que, pelo alto salário, tem de aparecer nem que seja mediante trejeitos, embora o resultado em campo seja igual ao que tem salário menor. Nos jogos em que se enfrentaram, Dimas saiu-se melhor.
Notas & notas
Hoje, às 19 horas, na Câmara Municipal de Quixadá, lançamento do livro "Cícero Ramalho, o Artilheiro de Mossoró". Cícero brilhou em vários clubes do futebol cearense e do Rio Grande do Norte. Tem mesmo muita história para contar. /// Quem viu o Gony Arruda tão empolgado na defesa dos interesse do Flamengo talvez tenha imaginado que ele era deputado eleito pelo Rio de Janeiro. Sei que ele é conselheiro do Mengo, ocupou cargos no alto comando rubro-negro e é presidente da delegação sempre que esta vem aqui. Tudo bem. Mas fica meio esquisito. /// Fortaleza está num período de reflexões. Paulo Arthur e Renan Vieira procuram o melhor encaminhamento. Ótimo porque sem pressões.
Vitória fora de casa
Em Sobral há confiança total no Guarany neste jogo com o América/AM fora de casa. Dos seis jogos que realizou nos estádios dos adversários, o Bugre só perdeu um (Santa Cruz 4 x 3 Guarany em Recife). Nos demais, ganhou um e empatou quatro. Luís Torquato, que aí aparece ao lado do torcedor João Alberto Adeodato Júnior, está otimista pelo índice que é bom.
Resultados
Observem como o Guarany foi bem fora de casa. Empatou com o Flamengo (2 x 2) em Teresina; empatou com o Sampaio Correa (2 x 2) em São Luís; perdeu para o Santa Cruz (4 x 3) em Recife; empatou novamente com o Sampaio Correa (1 x 1) em São Luís; ganhou do Vila Aurora (0 x 2) em Rondonópolis; e empatou com o Araguaina (2 x 2) em Araguaina. Marcou 12 gols fora de casa. Daí a confiança de bom resultado domingo em Santarém no Pará.
Convocação
Duas surpresas: Ronaldinho (30 anos, duas Copas, agora de volta à Seleção) e Douglas, meio-campista do Grêmio. Mano chamou 8 jogadores que atuam em clubes brasileiros e 15 que trabalham no exterior. Neymar, que ficara fora da convocação passada, está de volta. Em 4 convocações, desde 26 de julho, Mano Menezes chamou 41 jogadores. O amistoso será contra a Argentina no dia 17 de novembro. (Observações de Airton Fontenele).
Recordando
1974. A partir da esquerda: Dote e Louro. O atacante Dote atuava na ponta-direita do Vozão, mas também era opção para outras posições ofensivas. O ponta-esquerda Louro destacou-se primeiramente no Calouros do Ar. Depois, foi contratado pelo Ceará, onde também brilhou. Não sei onde anda Dote. Encontrei-me há algum tempo com o Louro. (Colaboração de Elcias Ferreira)