Matéria-878082

Permanência na Série B

O Icasa recebe hoje em Juazeiro do Norte o São Caetano. Pela situação das duas equipes, o jogo ganhou contornos especiais. A permanência na Série B passou a ser prioridade para o Icasa. Está cada vez mais reduzida a margem que o separa da zona de rebaixamento. Um tropeço no Romeirão significará sufoco nas últimas rodadas. A diferença pequena entre times que trabalham na mesma faixa provoca a necessidade de vitória para afastar o concorrente. O problema do Icasa continua sendo oscilação. Ora, dá show de bola; ora entra em total embotamento. O Verdão terá de somar vitórias em casa, pois jogará fora com Náutico (38 pontos) e Ipatinga (36), adversários diretos. Alem disso, enfrentará o líder Coritiba no Paraná e a Ponte Preta em Campinas. A Ponte ainda sonha com a ascensão. Difícil, pois, a missão do Icasa.

Oportunidade

Eusébio, sempre muito disciplinado, soube esperar a chance para atuar no time principal do Ceará. Certamente, pelo bom caráter que é, além de ter boa formação religiosa, Eusébio não gostaria de assumir a posição em razão de contusões de seus companheiros Vicente e Ernandes. Mas o futebol é assim mesmo. As coisas acontecem e cada atleta tem de aproveitar a chance que surge para buscar a sua efetivação. Tudo numa concorrência leal e profissional.

Força coletiva

Michel, notável volante do Ceará, foi quem melhor definiu a união ora predominante no grupo. Citou o caso de Sacoman que entrou, fez um golaço no São Paulo e, no jogo seguinte, estava tranquilamente no banco. Assim também Boiadeiro esperou a chance para voltar. E está aí o Oziel lutando para retomar a posição. Michel Alves foi reserva de Diego. Ficou firme e forte aguardando uma oportunidade. Quando esta surgiu, segurou a posição e hoje está nas graças da torcida. Washington já foi titular. Depois, foi para o banco. Voltou à condição de titular. Já agora tem a concorrência de Marcelo Nicácio. Tudo isso acontece num clima de recíproco respeito. O ambiente está mesmo muito bom.

Situação sob controle no Pici

O jovem presidente eleito, Paulo Arthur, esteve no Diário do Nordeste. Uma conversa aberta, franca, revelou o que eu gostaria de conhecer no novo dirigente: a vontade conciliadora, visando a aproximar todos os tricolores. Pelos dados que tem, Paulo deixou claro que, apesar dos percalços, a situação no Pici está sob controle. Ele está muito seguro em tudo o que diz.

Indisciplina

O presidente do Guarany, Luís Torquato, teve de tomar medida muito dura para manter a disciplina no clube. Rogério e Danilo Pitbull criaram problemas graves e foram dispensados. Segundo Luís, os dois ultrapassaram todos os limites. Lamentável que fatos assim tenham acontecido, máxime com Pitbull que vinha sendo destaque com Vanderlei na peça ofensiva. A primeira partida da decisão da Série D será dia 7 próximo. A segunda, dia 14, em Sobral.

Técnicos

Indagação de torcedores: técnico ganha campeonato? Tem sua importância, mas depende das circunstâncias. Caso de Vanderlei Luxemburgo. Deixou estrago feio no Atlético/MG. Mas Vanderlei é ganhador de títulos. Muricy Ramalho, outro ganhador de título, pegou o Fluminense e já está com chances de faturar mais um título nacional. Conclusão: vale bom elenco com bom treinador. Um sem ou outro termina não dando certo.

Recordando

Década de 1960. Notável Juvenal Calixto Duarte, o Mauro Calixto ou Dom Mauro Calixto, um dos melhores zagueiros do futebol cearense em todos os tempos, na foto quando campeão pelo Ceará. Aos 19 anos foi apontado como a maior revelação do Nordeste. Formou no time "Intocáveis", do Náutico/PE. Mauro mora em Fortaleza. (Colaboração de Fernando Dantas e Elcias Ferreira).