Diferença de postura
O Ceará deu-se bem no Pacaembu (2 a 2 com o Corinthians), usando modelo fechado e subindo rápido nos contra-ataques. Magno Alves foi um primor. A pergunta é: jogando em casa, deverá o alvinegro adotar o mesmo modelo? Não terá de, porque diante de sua torcida, sair logo para o jogo na frente? Resposta simples: depende. Caberá ao técnico Dimas Filgueiras usar o plano tático que lhe parecer mais conveniente. Ora, como o Internacional quer alcançar Cruzeiro, Corinthians e Fluminense, terá mesmo de buscar o ataque. Vencerá quem fizer a alteração tática mais adequada às circunstâncias do jogo. Pela própria feição, o Inter, campeão da Libertadores, joga de forma ofensiva. E não deverá ser diferente aqui. Não consigo enxergar um Internacional atrás, mesmo que desfalcado e na casa do adversário.
O comentarista
Sérgio Pinheiro chega hoje aos 67 anos de idade. Por mais paradoxal que pareça, um jovem senhor idoso, com aparência de 50 anos de vida. Ele continua dando convincente recado pela Verdinha-810. Seu reconhecido temperamento forte esconde um coração fraterno. Muitas vezes discordei e discordo do que ele diz e faz. Mas nem por isso, nestas mais de quatro décadas de amizade recíproca e sincera, houve sequer um arranhão. Ao Serginho, paz, saúde, felicidade.
Cuidado
O Inter prega a desfiguração de sua equipe em razão da ausência de jogadores importantes como Tinga, Rafael Sóbis, Giuliano e D´Alessandro, dentre outros. Tudo bem. Mas não é bom o Ceará cair neste canto de "flagelo" do visitante. Observem que foi sem Tinga, Índio, Kleber, Sóbis que o Inter aplicou 3 a 0 no Guarani no jogo passado. Verdade que Giuliano e D´Alessandro terão ausência mais sentida, mas Andrezinho, Marquinhos e Edu são jogadores de qualidade. Ora amigos, time que é campeão da Libertadores tem elenco. Mesmo com os desfalques, o Inter é forte na competição. Seria um equívoco do Ceará aceitar a ideia de fragilidade que os gaúchos, num tom enganoso, tentam passar.
Reencontro 16 anos depois
Dimas Filgueiras eliminou o Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo em pleno Estádio Palestra Itália, São Paulo (Copa do Brasil, 1994). Após o jogo Luxemburgo, educado, cumprimentou Dimas. Agora Luxa é o novo técnico do Mengo. No dia 3 de novembro, no Castelão, Ceará x Flamengo. Outra vez Dimas x Luxemburgo, 16 anos depois. De quem será o cumprimento?
Renovação
Quem será o futuro presidente do Ferroviário? Os interessados poderão registrar suas chapas até o dia 7 de outubro. A eleição será no dia 15 deste mês. Observação: seria interessante o surgimento de novos líderes na Barra. É hora de sacudir o Ferrão. /// No Fortaleza a antecipação do pleito demorará um pouco mais. Nada, porém, de precipitações. Tudo será de acordo com os estatutos, visando a evitar a arguição de nulidade. É por aí.
Notas & notas
II Fortal-jet empolga aeromodelistas. Presença confirmada de 16 pilotos de vários estados nordestinos. O evento acontecerá no CIM (Centro Integrado de Modelismo) nos dia 8, 9 e 10, durante todo o dia. O CIM fica na "Estrada do Fio", no Eusébio. /// Técnicos que passam por aqui logo pegam times grandes depois: Dorival Júnior treinou Vasco, Santos e está no Atlético/MG. PC Gusmão trina o Vasco. Silas Pereira treinou Grêmio e Flamengo.
Recordando
A partir da esquerda: o ex-jogador Calado e o colecionador de fotos antigas, Jurandy Neves de Almeida. Calado está hoje com 86 anos de idade. Os desportistas das décadas de 1950 e 1960 lembram demais da participação de Calado no América e no Nacional (time dos Correios). Anos depois ele foi auxiliar técnico do Moésio Gomes. Posteriormente, treinador do Baraúnas de Mossoró. Calado mora no Montese.