Matéria-854686

Preocupações procedentes

A Série A chega ao momento mais delicado: as equipes começam a dar sinais de desgaste. O esforço da competição reflete-se no aumento do número de atletas lesionados. E aí levará vantagem quem tiver "banco". No Ceará, procedem as preocupações. Magno Alves e Washington fora. Misael, vindo de contusão, ainda sem o melhor ritmo. Fabrício em fase de recuperação. O goleiro Diego contundido. Dimas Filgueiras tentou montar contra-ataques perante o Goiás, mas lhe faltou peças na frente na condição ideal. Consequência: como não havia quem segurasse a bola no ataque, houve sobrecarga na meia-cancha e na defesa. Pior é que não há sequer tempo para pensar. Amanhã, às 19h30, já estará em campo no Mineirão diante do Cruzeiro. Haja fôlego. Somente permanecerá na Série A quem tiver elenco para o sprint na reta final.

No ponto

Boiadeiro, sempre muito gentil, esteve no Debate Bola (TV Diário). Ele disse estar no ponto para entrar no time na hora em que o treinador precisar. Afirmou também que vinha jogando normalmente pelo Ipatinga, razão por que manteve a forma. Interessante como Boiadeiro (Thiago Xavier da Rosa) amadureceu em todos os sentidos. Aprendeu a conviver com situações favoráveis e desfavoráveis como estar no banco e não estar na relação para viagem. Tudo tem seu tempo, amigo.

Rumos diversos

O Icasa, segundo avaliação do seu treinador, Flávio Araújo, terá de ganhar seis partidas para permanecer na Série B 2011, conforme objetivo traçado pelo clube. Flávio ficou muito preocupado com os recentes resultados negativos. A margem para a zona de rebaixamento ficou muito reduzida. Hoje enfrenta o Sport/PE no Romeirão. /// O futuro do Fortaleza, segundo Sílvio Carlos, tem de ser otimista: ganhar o penta estadual, subir para a "B 2012" e ser campeão da Copa do Brasil 2011. /// A propósito de Fortaleza, começam as especulações sobre nomes para suceder Renan Vieira. Observação: se os endinheirados tricolores tivessem ajudado o Renan, certamente o Leão subiria para a "B" já agora.

Sem desespero

O atacante Tatu (Rômulo André Lopes) demonstrou todo sentimento de tristeza, quando chorou muito após a eliminação do Fortaleza em Marabá. Mas preferi mostrar hoje seu sorriso de esperança no lugar das lágrimas de frustração. Tatu tem feito gols importantes pelo Fortaleza. Nada de desespero, gente. "Por trás de uma nuvem há sempre um sol a brilhar".

Bela campanha

Olha aí o Esporte Clube Bahia alicerçando cada vez mais seu retorno à elite nacional. É líder da Série B com 40 pontos. Pela campanha, dificilmente deixará de subir neste ano. /// Na artilharia da "B", o destaque está sendo Ciro, do Sport/PE, com 13 gols. O melhor do Icasa, na artilharia, é Júnior Xuxa com sete gols. /// Incrível: o Ipatinga está na lanterna da Série B, mas seu atacante Alessandro, com 11 gols, é vice-artilheiro da competição.

Notas & notas

Sábado Próximo, dia 25, o Memofut ouvirá o jornalista Sílvio Carlos, que dará depoimento histórico sobre seus 50 anos de profissão. Será no auditório do CPQT, às 9h30, Rua Padre Francisco Pinto, 114, perto do PV. Cristiano Santos à frente dos trabalhos. /// Fim da invencibilidade de PC Gusmão deixou um recorde que dificilmente será batido: ele invicto por 21 jogos na Série A. O recorde anterior era de Muricy Ramalho, com 19 jogos sem perder.

Recordando

A partir da esquerda: o lateral-esquerdo Carneiro e o atacante Mozart Gomes (famoso Mozartzinho), quando receberam as faixas de bicampeões estaduais, 1964/1965, títulos conquistados pelo Fortaleza. Carneiro está bem. Mozart morreu no ano passado. Já está em fase final o livro sobre a vida de Mozart, que está sendo escrito por Saraiva Júnior, já em fase final. (Acervo de Elcias Ferreira).