Expectativa tricolor
O Fortaleza poderá garantir a sua classificação logo hoje, caso o Águia tropece no jogo com o São Raimundo e o Leão triunfe diante Rio Branco. Possibilidade plausível. Mas, se não acontecer essa hipótese, ainda assim vejo o tricolor cearense com maiores possibilidades, não apenas pela superior pontuação, mas também pela produção e reforços da equipe. No jogo anterior, o Águia deu sinais de sua limitação ao ser derrotado pelo Rio Branco, time que até então não tinha obtido sequer uma vitória. De certo modo, o tropeço gerou negativo impacto psicológico nos paraenses de Marabá, haja vista o reconhecimento de uma nova barreira. Já no Leão o ambiente é bem favorável, máxime pelos reforços, Marcelo Nicácio e Luciano Henrique, que chegaram nesta reta final. O Fortaleza está muito próximo da classificação.
Estreia
Dimas Filgueiras novamente à borda do campo, comandando o Ceará. Estreia esperada com entusiasmo. Não raro ele tem tirado o Ceará de situações desconfortáveis. Nos programas esportivos, levados ao ar pelas emissora de rádio, ouvi o aplauso da torcida ao treinador interino. A propósito, acho não caber bem a palavra interino a quem é na verdade o mais permanente treinador do Ceará em todos os tempos. Mais uma vez torço pelo sucesso dele.
Vitória possível
No jogo diante do Santos em São Paulo, o Ceará foi roubado: O Vozão já vencia por 1 a 0. Aí o árbitro Ricardo Marques Ribeiro anulou legítimo gol de Ernandes. Alegou impedimento, que não houve. Ali o Ceará faria 2 a 0. Depois, o árbitro ainda arranjou um pênalti inexistente de Fabrício em Neymar. Resultado: 1 a 1, placar final. Agora, o Santos não tem mais Robinho e André. E Ganso está contundido. Se bem que Robinho não jogou contra o Ceará. Recomposto por Dimas, o Vozão volta a ter condições de vitória. O Santos anda oscilante, haja vista a derrota para o Botafogo em pleno Pacaembu (0 x 1) na quinta-feira passada. A retomada da confiança poderá novamente levar o Ceará ao sucesso.
Pronto e confiante
O meia Luciano Henrique está ávido por estrear no Fortaleza. Tem propósito profissional de mostrar que, após superar problema de contusão, está novamente pronto para reviver as alegrias que o futebol lhe proporcionou, mormente quando campeão da Copa do Brasil 2008 pelo Sport/PE. Ele viveu também bons momentos no Santos/SP em 2006. A conferir, pois.
Notas & notas
Hoje, o Icasa recebe o Vila Nova/GO. O Verdão, favorito, segue invicto em casa. Mas cuidado com os vacilos na reta final dos jogos. /// PC Gusmão continua invicto no Vasco. Mas não pegou bem o empate com o Atlético/MG em São Januário. O Atlético faz péssima campanha. /// Pesquisador Eugênio Fonseca lembra: de 1946 a 2010, houve 8 confrontos diretos entre Ceará e Santos: duas vitórias do Ceará, três empates e três vitórias do Santos.