Estrago feio
O técnico Mário Sérgio teve passagem meteórica, mas deixou um estrago tão grande quanto o provocado por um furacão. A destruição foi total. Desabou em ruínas até o que o Ceará tinha de mais resistente: a defesa. Agora não adianta mais perder tempo com explicações sobre o que passou. Mirar o futuro é obrigação de quem tem compromisso com os grandes desafios. Ainda há tempo para correção de rumo. Mas cabe uma grande advertência: nada de precipitações. A reconstrução de uma cidade, após um furacão ou um terremoto, exige serenidade, concentração de esforços, união de grupo, critério nas decisões e participação coletiva. Nesta parte, a torcida mais do que nunca está sendo convocada. Nada melhor do que uma vitória sobre o Santos. Se assim for, de imediato o time recuperará a autoconfiança tão esdruxulamente perdida.
Reintegração
Os renegados estão de volta. E desde já à disposição do atual comando técnico do Ceará. O zagueiro Erivelton, que fez na zaga perfeita dupla com Fabrício, foi injustamente proscrito por decisão até hoje não explicada. Como não é hora de vindita, esqueçam quem elaborou a lista dos rejeitados. Importante será o engajamento dos renegados na reconstrução do Ceará. No lugar da maldição a quem os afastou, é melhor o aplauso a quem tomou a decisão de reintegrá-los.
Voltas da vida
Os humilhados serão exaltados. É bíblico. No futebol, incontáveis vezes jogadores dão o troco num curto espaço de tempo. /// Quanto foi o valor da multa paga pelo Ceará ao ex-técnico Mário Sérgio? Marco Antonio de Oliveira, da TV Diário, consultou à Assessoria de Comunicação Thinkball, que cuida dos negócios do ex-treinador alvinegro. A resposta veio de forma muito sucinta: "Olá Marco Antônio! Peço perdão, mas no momento não iremos nos pronunciar acerca do caso. Atenciosamente, Rafael Alvarez". /// O nome mais citado ontem como possível novo treinador do Ceará foi o de Andrade, que deu o título brasileiro 2009 ao Flamengo. Mas agora os dirigentes alvinegros vão refletir mais.
Velho soldado
Dimas Filgueiras, sempre ele. O homem certo, das horas incertas. Um técnico interino que, se quisesse, poderia ser titular. Tem competência comprovada. Construiu uma história de dedicação e títulos em Porangabuçu. Só mesmo ele para serenar ânimos e tentar recompor o que foi desmontado pelo doidivanas. Dimas sempre dá a volta por cima. Boa sorte, amigo.
Exemplo do Santa
O presidente do Fortaleza, Renan Vieira, tem cumprido maratona de divulgação do jogo de domingo, Fortaleza x Rio Branco. Como apelo, ele cita o belo exemplo da torcida do Santa Cruz que, mesmo estando na Série D, colocou mais de 50 mil torcedores no Estádio do Arruda na vitória (4 x 3) sobre o Guarany de Sobral. A torcida do Leão tem de participar mais. O momento é de definição. E, convenhamos, até aqui sua presença está abaixo do esperado.
Notas & notas
Pesquei da coluna Apito Final, do amigo Everaldo Lopes (Tribuna do Norte/RN) "Apesar de ser considerado um treinador talentoso, os números da passagem de Lula pelo América foram desestimulantes: 21 jogos, somente três vitórias". /// Noutro tópico, Everaldo criticou muito o árbitro baiano, Manoel Garrido, por ter prejudica o Icasa na injusta expulsão de Panda, na partida Santo André 1 x 1 Icasa. Everaldo acompanha de perto o futebol cearense.
Recordando
As fotos inseridas neste espaço são contribuição de vários colaboradores como Jurandy Neves, Elcias Ferreira, Nonato Holanda e Ricardo Amorim. Nem sempre é fácil identificar alguns jogadores. Na foto de hoje, o ex-goleiro Quinho, quando defendia o Guarany de Sobral na década de 1990. O flagrante foi feito no Estádio Elzir Cabral, do Ferroviário. (Acervo de Ricardo Amorim).