Pra frente, Vozão
No Castelão, hoje, a proposta do Ceará terá de ser ofensiva, assim como foi no segundo tempo de seus jogos fora, diante do Internacional, São Paulo, Flamengo e Botafogo. Por que foi ofensivo só no segundo tempo e depois de sofrer gol? Não sei. Não há explicação. Grave equívoco que não pode ser repetido. As lições tomadas provaram que ficar recuado não leva a três pontos. Quando muito segura o empate que, como venho afirmando, é resultado enganador. O Grêmio Prudente tem limitações. Além disso, seu artilheiro Wanderley padeceu séria contusão. O zagueiro Leonardo também está machucado. Nem por isso o visitante deverá ser subestimado. Lembram-se do jogo com o lanterna Atlético de Goiânia? Frustração pelo empate em pleno Castelão. A situação de hoje não admite outro resultado senão a vitória.
30 mil torcedores
Mais uma vez Renan Vieira conclama torcedores e torcedoras do Leão para o jogo de amanhã diante do São Raimundo. Desta vez, todas as bilheterias estarão abertas. Ingresso promocional para mulheres. Ele quer um público em torno de 30 mil torcedores. E tem razão. A situação não permite tropeço. Para ficar tranquilo e não passar sufoco na última rodada, o Leão precisa desses seis pontos que disputará em casa. E tudo começará amanhã diante do São Raimundo.
Padrão
O técnico Mário Sérgio, numa se suas primeiras entrevistas, deu a entender que teria como objetivo buscar o equilíbrio entre os compartimentos do Ceará. De nada adiantará uma defesa consistente, melhor do Brasil, se o ataque não funcionar. A meta, creio, é tornar eficiente o ataque, mas sem desmontar a defesa. Digo mais: improvisar pouco, jamais inventar. Até agora, pelo exíguo tempo de trabalho, impossível cobrar dele o padrão de equilíbrio que almeja. Mas já é possível questionar alguns fatos acontecidos no Vozão. Exemplos: a substituição de Michel, a não utilização de Ernandes desde o início dos jogos e o afastamento de Erivelton. Este último caso, um absurdo não devidamente explicado.
A hora do talento
Magno Alves vem entrando muito bem, embora sempre na segunda etapa. Agora já é tempo de vê-lo de início. A vitória sobre o Grêmio nasceu de uma bela jogada que fez antes de cruzar para Geraldo. No Engenhão, no Rio, tornou o Ceará mais ofensivo. E desfilou seu talento, driblando em fila jogadores botafoguenses. Portanto, chegou a hora do talento.
Situações
O Fortaleza fará dois jogos em casa, incluindo o de hoje, e um fora. O Águia fará dois jogos fora e um em casa. Mais obstáculos para o Águia que enfrentará o Rio Branco no Acre e o São Raimundo em Santarém. /// Destaque para Bruno César (Corinthians), Diego Tardelli (Atlético/MG). Wellington Paulista (Cruzeiro), Washington (Fluminense), Roger (Guarani), Alecssandro (Internacional) e Schwenck (Vitória), principais artilheiros da Série A.
Notas & notas
O Grêmio Prudente está com 15 pontos porque perdeu três no tapetão. Motivo: de forma irregular utilizou Paulão contra com o Flamengo. Deveria estar em igualdade de pontos com o São Paulo (18). Cuidado com o Grêmio! /// Na Série B, destaque para os goleadores Eduardo (Ponte Preta), Ciro (Sport/PE), William (Figueirense), Alessandro (Ipatinga), Reis (Ponte Preta) e Héverton (Portuguesa) que estão no topo da lista de artilheiros.