Caminhos inversos
O Ceará já sente a pressão dos clubes que vêm detrás. Encostaram Avaí, Vasco, Atlético/PR, Flamengo, Vitória e Palmeiras. A margem ficou bastante reduzida. Impressionante o trabalho de PC Gusmão, único técnico invicto no Campeonato Brasileiro. Pegou o Vasco da Gama na zona de rebaixamento e já agora ocupa o 9º lugar, a dois pontos do Ceará, time que ele mesmo deixou no G-4. Depois da ida de PC para o Vasco, o time carioca e o Vozão passaram a seguir caminhos invertidos: o Vasco consolidou os procedimentos de subida, enquanto o Ceará pegou o sentido contrário. A campanha do Ceará ainda é boa. A permanência no G-4 durante bom tempo gerou expectativa de que lá pudesse permanecer. Por isso, a saída agora acontecida gerou tristeza. As mudanças de treinador acabaram quebrando a filosofia que vinha dando certo.
Ritmo
Eder, no segundo tempo em Belém, tomou conta do jogo. Organizou o Leão e comandou a reação rumo ao empate com o Paysandu. Por isso mesmo entrou nas graças da torcida e da comissão técnica. Pena que esteja enfrentando problema de saúde na família (a mãe dele está na UTI). Eder passou alguns dias sem treinar, mas já voltou ao batente. Recebeu atenção especial da equipe de preparação física. Enquanto tiver condições de bom rendimento, correto será deixá-lo em campo.
Variedade
Há treinadores bobinhos que gostam de aparecer mais que os atletas. E sentem ciúmes quando observam os holofotes mais voltados para os jogadores. /// Os treinadores sábios assumem posição exatamente oposta: preferem os holofotes nos atletas. Motivo simples: eles sabem que, se houver êxito do grupo, o comandante igualmente receberá os méritos da conquista. /// Tenho confiança no Guarany de Sobral, embora reconheça as dificuldades que encontrará diante do Santa em Recife. Como a decisão da vaga será em Sobral, cabe ao Guará evitar que o Santa Cruz abra boa margem de gols no primeiro jogo. Lembrete importante: no comando do time pernambucano, nada menos que Givanildo Oliveira.
Vontade, garra
Geraldo voltou a ser feliz. Falou de seu sofrimento durante três meses, quando ouvia as manifestações desfavoráveis dos torcedores. Agora, mesmo sem a condição de titular absoluto, descobriu os encantos de sua importância, já pelos elogios recebidos. Com ele em campo, o Ceará pensa melhor. E mais: vontade, garra e talento é que não faltam.
Notas & notas
1º de Setembro, dia do profissional de Educação Física. A prática física não é questão de estética, mas de saúde", alerta Antonio de Pádua Muniz Soares, presidente do Conselho Regional da categoria. Ele dará entrevista domingo no Debate Bola (TV Diário), a partir de 20h30. /// Ex-jogador Paulinho Cearense está em Fortaleza. Ele trabalha com empresários Fernando César e Ana Amaral, preparando atletas para grades clubes do Brasil e do exterior.
Vai lá, Verdão
O Icasa, na Série B, recebe hoje no Romeirão a Ponte Preta (3ª). Tem amplas possibilidade de vitória. Felipe Almeida, Panda, Roberto Jacaré, Assisinho e Júnior Xuxa estão em ótima fase. No jogo passado, empatou com o Bragantino, mas teve tudo para ganhar. Até mandou duas bolas na trave. A Ponte está no embalo de seis vitórias seguidas e quer quebrar a invencibilidade do Icasa no Romeirão. O objetivo da Ponte dificilmente será conquistado.
Recordando
1959. Time de futsal "Francisco Lorda". A partir da esquerda (em pé): Armando Saboia, Hélio Barbosa, Dodó, Fernandinho, Niltinho e Izidro Paracampos. Na mesma ordem (agachados): Dedé, Flor, Magno César, Nelsinho e Loril. O Lorda comemorará 50 anos em dezembro próximo. Informações sobre o evento com César Vieira pelo fone 9984.1348 (Acervo Jurandy Neves).