Semelhanças alvinegras
Ceará e Botafogo estão com o mesmo número de pontos (24), jogos (15), vitórias (6), empates (6) e derrotas (3). A diferença está apenas no saldo de gols (o Bota tem 5 gols a mais). Esses números revelam equilíbrio e semelhança. Mas, diferente do Ceará, que já está no terceiro treinador (PC Gusmão, Estevam Soares e Mário Sérgio), o time carioca mantém no cargo Joel Santana, que conquistou o título estadual diante do Flamengo. O grupo do Bota basicamente é o mesmo que iniciou a Série A. Já o Ceará está em fase de transição. Adapta-se ao que quer seu novo treinador. Assumiu postura mais ofensiva. Mas tudo ainda está na fase embrionária. Magno Alves entrou bem. Geraldo fez o gol da vitória, emocionou-se, chorou, vibrou. Como será a formação do Ceará para encarar os cariocas no Engenhão? Só o Mário Sérgio sabe.
Galera pediu
Papo agradável com Magno Alves. Ele é bem descontraído. Na minha avaliação, Magno fez convincente estreia. Deu maior movimentação ao setor ofensivo e criou boas situações de gol. Magno me disse que está muito bem fisicamente, mas a decisão sobre seu aproveitamento, de início ou não, é da comissão técnica. O jogador fez questão de frisar que, por formação, acata decisões do treinador. Mostrou-se agradecido à torcida que em coro, na fase final, pediu a entrada dele.
Permanência
Peter, bom lateral do Fortaleza, esteve no Debate Bola (TV Diário). Ele fez questão de dizer que não tem dúvida da subida do Leão para a Série B. E mais: se for desejo do treinador Zé Teodoro, Peter se disse pronto para participar da campanha até o fim. Apesar de terem anunciado a possibilidade de sua ida para o América de Natal, Peter prefere ficar mesmo no Pici. /// Muita gente ainda não entendeu a razão por que só o Águia tem 4 jogos, quando todos os demais do grupo estão com 5 partidas. Resposta simples: num grupo de cinco clubes, a cada rodada um time fica fora. Caso do Águia. /// Deixar o Finazzi sozinho na frente foi um equívoco que, creio, Zé Teodoro jamais repetirá.
Visível solução
Costumo dizer que o jogador se escala quando faz a diferença em determinadas situações. Caso de Eder, do Fortaleza. Vocês viram como ele, ao substituir Rafael, organizou o tricolor na fase final, levando-o ao empate diante do Paysandu? O técnico Zé Teodoro certamente anotou a mudança positiva. Solução simples para tornar mais eficiente a meia-cancha tricolor.
Verdão vai à luta
Animado pela bela vitória sobre o Náutico (3 x 1) no Romeirão, o Icasa já estará em campo, hoje, 19h30, para enfrentar o Bragantino em São Paulo. Mal teve tempo de respirar. Destaque para Júnior Xuxa, em grande forma. Na sua recente apresentação em São Paulo, o Verdão jogou bem e merecia ter conquistado três pontos diante do São Caetano. Mas duas seguidas falhas da defesa estragaram tudo. Espero que hoje isso não aconteça.
Notas & notas
PC gusmão segue como único técnico invicto da Série A. Pegou o Vasco na zona de rebaixamento e já agora está em 9º lugar, mesmo número de pontos de Cruzeiro, Internacional e Santos. Deixou para trás Flamengo, Palmeiras e São Paulo. É um danado. /// Santa Cruz, que já foi da Série A, está no caminho do Guarany de Sobral. Difícil desafio. "Família Oliveira" em disputa: Givanildo Oliveira comanda o Santa; José Oliveira, o Guarany. Vai pegar fogo.
Recordando
Década de 80. Atacante Ademir Patrício, na época em que defendeu o Ceará Sporting Clube. Ademir era muito habilidoso, inteligente. Fazia rápida leitura de jogo. Além de sua boa passagem pelo Ceará, Ademir também marcou presença no Bahia, Fortaleza, Ferroviário e Tiradentes. Não sei o destino de Ademir, após ter encerrado a carreira. (Colaboração de Elcias Ferreira).