Matéria-838304

Finalmente, vitória

Mário Sérgio assumiu riscos. Afastou 12 jogadores, improvisou, mudou, ganhou. Objetivo alcançado: três pontos. Era o que ele queria. O gol contra de William Magrão (Ceará,1 a 0), aos 40 segundos, ajudou. Ceará teve leve predominância no primeiro tempo, apesar de Anderson ter devolvido o presente de Magrão (1 a 1). A transformação veio na fase final. Nesta parte, a mexida feita por Mário Sérgio foi fundamental. Ceará cresceu com Heleno, Geraldo e Magno Alves. Este, pela movimentação, foi o homem que mudou a história da partida, criando várias situações de gol. Dele o passe perfeito para Geraldo definir a vitória alvinegra (2 a 1). Quanto ao Grêmio, as modificações processadas por Renato Gaúcho nada mudaram no desempenho gremista, que na fase final pecou pelo recuo excessivo. Justa vitória do Ceará, que assim espantou fantasmas.

Salvação

Douglas, com defesas espetaculares, salvou de um vexame o Fortaleza. No primeiro tempo, um Leão tímido. Escapou de levar três gols. Na fase final, com a entrada de Rinaldo, Éder e Tatu, o técnico Zé Teodoro corrigiu o equívoco cometido. O Fortaleza assumiu o controle do jogo. Empatou com Finazzi. E até merecia ter virado. Valeu a lição: o Zé sabe agora o que não deve fazer nos próximos jogos. Jamais usar o modelo do primeiro tempo, com Finazzi isolado. Douglas salvou.

Emoção

"É um desabafo. Estou muito emocionado. Sofri muito nestes três meses".

Geraldo
Meia do Ceará

Organização, força, velocidade

Sei que Zé Teodoro teve problemas na escalação, pois ficou sem Leandro, Marcus Vinícius e Cleber Goiano. Marcação comprometida. Mas sua formulação foi medrosa demais, deixando apenas Finazzi na frente. Quase pagou caro. Na fase inicial, o Fortaleza foi avenida por onde Tiago Potiguar, do Paysandu, passeou. Aviso dado. O gol do Paulão (Paysandu, 1 a 0), foi obra anunciada. Teodoro demorou, mas corrigiu: Eder organizou, Rinaldo deu velocidade. Tatu, força. É por aí, Zé.

Observações

Em Juazeiro do Norte, show de Júnior Xuxa na vitória do Icasa sobre o Náutico (3 x 1). O Icasa, ainda invicto no Romeirão, está na zona intermediária (11º). Boa campanha. /// Parabéns ao Guarany de Sobral pela classificação na D (2 a 2 com o Sampaio em São Luís). Agora pega o Santa Cruz. /// Hoje, às 20h15, no Estádio Perilo Teixeira, o Ferroviário estreia na Copa Fares Lopes diante do Itapipoca. O técnico coral, Maurílio, mostra-se confiante. Ele aposta nos jovens valores revelados na Barra.

Notas & notas

Improvisação de Júnior Cearense na ala esquerda não deixou à vontade o jogador. Ainda bem Mário Sérgio corrigiu o engano. /// Importante: Ceará abandonou o perfil defensivo, sem perder a eficiência na marcação. Mas a finalização carece de melhor pontaria. /// A fase de Washington está difícil. Mas, assim como Geraldo, ele poderá a qualquer momento também dar a volta por cima. /// Fabrício, na decisão do campeonato, diante do Fortaleza, bateu pênalti e converteu. Sábado, bateu mal.

"Geraldo é dedicado. Ele é muito importante para o grupo, quer jogando, quer ficando no banco".

Washington
Atacante do Ceará

Recordando

Esta rara foto do Guarany de Sobral pertence ao colaborador Ricardo Amorim. Ele não me enviou os nomes dos componentes dessa formação. Marquinhos Capivara e Damião, que aparecem na foto, poderão me ajudar. Alô, Luís Torquato! Espero que você me envie a escalação completa desse grupo. Foto batida antes de uma partida diante do Ceará no Castelão no final da década de 80.